ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Fundo para ajudar estados deve ser previsto em lei, dizem deputados

Parlamentares avaliam que fundo é uma boa alternativa, para estados prejudicados com a reforma tributária

Leonardo Rocha | 18/02/2020 12:51
Deputados Rinaldo Modesto (PSDB) ao lado de Gerson Claro (PP) e Evander Vendramini (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Rinaldo Modesto (PSDB) ao lado de Gerson Claro (PP) e Evander Vendramini (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Caso seja criado um fundo para compensar a perda dos estados com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com a reforma tributária, os deputados entendem que este deve ser previsto em lei, para que o recurso seja realmente repassado a quem for prejudicado, inclusive Mato Grosso do Sul.

A criação do fundo foi sugerida pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que lembrou que Mato Grosso do Sul pode ser um dos mais prejudicados, devido ao fim do ICMS e a formação de um imposto único em todo Brasil. O tucano disse que já repassou esta alternativa aos demais governadores e ministro da Economia, Paulo Guedes.

Os parlamentares avaliam o fundo como uma “boa alternativa”, no entanto querem garantias que estes valores serão realmente pagos aos estados. “Temos o exemplo da Lei Kandir que não funcionou, por isso precisa estar previsto em lei. O fundo é uma boa ideia”, disse Rinaldo Modesto (PSDB).

Para José Almi (PT) a criação do fundo seria uma boa alternativa. “Temos que saber como vai ficar esta reforma (tributária), sendo necessário algo para compensar os estados, além disto deve se provar a população que estas mudanças vão ser boas para população”, ponderou o petista.

Repasse - Evander Vendramini (PP) ressaltou que o governo federal precisa ser “sério” e cumprir o repasse de recursos para ajudar os estados. “É preciso descentralizar esta distribuição de recursos (impostos), pois as pessoas vivem nos estados e cidades”.

Márcio Fernandes (MDB) também descreve a criação do fundo como “alternativa”, mas reconhece que ele precisa funcionar na prática. “Por que não pagaram a compensação da Lei Kandir? Se estiver este novo (fundo) o recurso precisa chegar aqui”.

Nos siga no Google Notícias