ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governador dá “puxão de orelha” em secretariado para cumprir metas até 2022

Faltando 1 ano e meio para concluir mandato, Reinaldo Azambuja cobrou agilidade dos seus subordinados

Gabriela Couto | 03/08/2021 12:08
Reinaldo Azambuja convocou todos os secretários de Estado para cobrar metas dos contratos de gestão 2021. (Foto: Marcos Maluf)
Reinaldo Azambuja convocou todos os secretários de Estado para cobrar metas dos contratos de gestão 2021. (Foto: Marcos Maluf)

Durante duas horas da manhã desta terça-feira (03), todos os secretários do Estado e diretores de fundações e autarquias participaram da reunião de contrato de gestão com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O encontro foi marcado por muita cobrança e puxões de orelha de quem está com as metas atrasadas.

“Governador é muito ativo nessas reuniões. Ele cobra duro”, revelou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Segundo ele, a cobrança maior para a principal pasta de entregas em Mato Grosso do Sul, é agilidade na confecção dos projetos e das obras.

Vale destacar que os contratos de gestão consistem em acordos assinados anualmente entre o governador e os secretários de Estado, nos quais são acordados indicadores e metas a serem cumpridos, assim como projetos e processos a serem executados pelos órgãos e entidades.

Na página da Segov (Secretaria de Estado de Governo), estão apenas a relação dos contratos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), CGE (Controladoria-Geral do Estado) e PGE (Procuradoria-Geral do Estado) deste ano.

A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, afirmou que a pasta dela só apresenta resultados no final do ano. “Tenho que apresentar os índices de aprovação, reprovação e formação”, justificou.

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, assumiu que está com as metas ‘meio atrasadas’ e que levou uma bronca do governador. “Governador está sinalizando para fazer uma boa revisão de todos planos no sentido que nós temos 1 ano e meio de governo. Que se enquadre muito claramente o resultado de cada uma das ações. Só na Semagro, temos 38 projetos. É a pasta que tem maior número de projetos, por isso, o governador pediu que focasse muito no cumprimento de todos os prazos”, enfatizou.

Verruck revelou que Azambuja deu liberdade para os subordinados de reprogramar algumas metas e discutir com a área de planejamento, que é a Segov. “Porque chega final de período eleitoral e temos que entregar no dia 31 de dezembro tudo que prometemos. Ele fez uma cobrança correta e forte à todos os secretários, que entre para todas suas metas e verifique onde está o não cumprimento, se é financeiro, se é pessoal, o que tá faltando. Agora vamos voltar para a secretaria e fazer essa avaliação.”

De acordo com diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Miranda, também foram apresentados os resultados da gestão. “Mas houve a cobrança de desempenho para que a gente consiga concluir o que foi planejado com cada contrato de gestão. Temos que fazer as entregas que foram prometidas nesse 1 ano e meio e aproveitar o momento bom nas contas do Estado para fazer as entregas para a população. O desafio foi lançado.”

Nos siga no Google Notícias