ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Governador diz que reforma previdenciária prevê inclusão de municípios

Projeto foi entregue à Assembleia Legislativa, sendo réplica do projeto do governo federal já aprovado

Silvia Frias, Jones Mário e Leonardo Rocha | 26/11/2019 11:22
Governador torce para aprovação célere do projeto de reforma da previdência (Foto: Marcos Maluf)
Governador torce para aprovação célere do projeto de reforma da previdência (Foto: Marcos Maluf)

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, disse que a proposta de reforma da previdência, enviada à Assembleia Legislativa, prevê a inclusão dos municípios seguindo as mesmas regras que já são réplica do aprovado em âmbito federal.

O assunto foi abordado hoje, durante entrega do presídio masculino da Gameleira, em Campo Grande.

Segundo Reinaldo, a inclusão dos municípios para seguir as mesmas regras previdenciárias é possível, desde que se aprove lei ordinária nas câmaras municipais. O projeto foi entregue pelo Executivo à Assembleia e já foi lido durante a sessão de hoje.

O govenador disse que foi feito pedido para que o projeto tramite com celeridade, devendo ser aprovado até dia 17 de dezembro. “Espero que dê tempo, torço para isso”.

Tramitação - O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), disse que os deputados vão discutir os termos do projeto de reforma da previdência dos servidores. A reunião está prevista para amanhã, com um consultor que participou das alterações feitas em âmbito federal.

Corrêa explicou à reportagem que a proposta deve seguir os trâmites normais, passando pelas comissões internas, sem que seja necessário regime de urgência.

O consultor, segundo Paulo Corrêa, vai tirar dúvida dos parlamentares de como irá funcionar a nova previdência, que irá seguir os mesmos moldes do aprovado pelo governo federal. “É uma réplica da reforma”.

No projeto aprovado pelo governo federal, a idade mínima de aposentadoria será de 62 mulheres e 65 para homens, tanto para iniciativa privada quanto para servidores.

Para os servidores, o tempo de contribuição mínimo será de 25 anos, com 10 de serviço público e 5 no cargo em que for concedida a aposentadoria.

Professores do ensino básico, policiais federais, legislativos e agentes penitenciários e educativos terão regras diferenciadas.

Sobre o cálculo do benefício, será semelhante ao do INSS, mas o benefício mínimo será de 60% com 20 anos de contribuição, tanto para homens quanto para mulheres, subindo também 2 pontos percentuais para cada ano a mais de contribuição.

A regra valerá apenas para quem ingressou após 2003. Para aqueles que ingressaram até 31 de dezembro de 2003, a integralidade da aposentadoria (valor do último salário) será mantida para quem se aposentar aos 65 anos (homens) ou 62 (mulheres).

Nos siga no Google Notícias