ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governador pede que estados que ameaçam decretar calamidade tenham cautela

Nyelder Rodrigues | 03/10/2016 19:25
Reinaldo participa de reunião nesta terça-feira com governadores que ameaçam decretar calamidade (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Reinaldo participa de reunião nesta terça-feira com governadores que ameaçam decretar calamidade (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (3) que os governadores que propõem decretar calamidade por causa da crise financeira que afeta as unidades federativas devem agir com cautela, pois acredita que o momento é de diálogo com a nova administração federal.

"Nós temos que avançar em uma pauta de investimentos, de ações. O Brasil dá sinais de retomada de crescimento, embora modesta, mas sinaliza já para 2017. Estou confiante", frisa Reinaldo, que nesta terça-feira (4), participa de uma reunião com 20 governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No encontro, serão tratados repasses de recursos e outras ações para minimizar a crise dos estados - situação semelhante a enfrentada pelas pequenas cidades. Apesar disso, Reinaldo avalia como uma medida muito extrema a decretação de calamidade, tanto pela melhora econômica do país, como pela disposição demonstrada pelo novo governo.

"Acho que não é o momento. Seria ruim para o nosso Estado", destaca o sul-mato-grossense, que foi interlocutor do grupo de governadores em reunião com a recém eleita presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, em setembro, para conversar sobre o pacto federativo, que na Justiça, traria mais agilidade a ações envolvendo os Estados.

Pedidos - Na esfera administrativa, as questões que devem ser analisadas entre estados e União são os precatórios, judicialização da saúde (ações obrigam que sejam oferecidos serviços que extrapolem orçamento) e o sistema prisional (no caso sul-mato-grossense, presos de outros estados ficam aqui quando detidos por tráfico na fronteira), crê Reinaldo.

"Hoje, Mato Grosso do Sul arca com o sistema prisional que tem quase a metade dos presos oriundos do tráfico internacional e nós estamos custeando isso com recursos próprios. Dividir as responsabilidades e arbitrar isso é função do Supremo", diz Reinaldo, que elenca mais situações problemáticas para o estados, em especial, Mato Grosso do Sul.

"Também pedimos para que a União não contingencie os recursos do Fundo Nacional Penitenciário. Hoje ela contingencia e empurra esse ônus apenas para os estados. Espero que isso possa avançar para uma solução definitiva", comenta Reinaldo, afirmando que o Estado não pode assumir sozinho responsabilidades que não é só dele.

Outros temas a serem tratados são a disputa por terras entre indígenas e produtores rurais, que acontece intensamente no Estado, e ressarcimento de perdas com a Lei Kandir, entre outros.

Crise nos estados - Reinaldo comenta também que em Mato Grosso do Sul, por conta da política de contenção de gastos, o Governo conseguiu equilibrar as finanças, um quadro diferente dos estados que estão deficitários. Com isso, o Estado não pretende decretar situação de calamidade, procurando outras soluções.

O governador analisa ainda que a situação de muitos estados é crítica, com dificuldades até para pagar servidores, mas medidas extremas não devem ajudar a resolve-las, sendo preciso buscar soluções que atendam às necessidades sem que seja inviabilizado outras ações federais. Uma dessas soluções, acompanhada de outras, seria o alongamento da dívida.

Atualmente, os estados com dificuldades financeiras pleiteiam socorro de R$ 7 bilhões, nos moldes dos valores cedidos ao Rio de Janeiro - que passou decretou calamidade pública às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com isso, a propostas desses governadores é a de editar decretos de calamidade pública.

Os estados que ameaçam decretar calamidade são Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins, todos do Norte e Nordeste do país, além de Mato Grosso e Paraná, localizados, respectivamente, nas regiões Centro-Oeste e Sul.

Nos siga no Google Notícias