A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

01/04/2014 18:56

Governo alega “expansão do uso do gás” e propõe fim de limite de taxa

Lidiane Kober

Alegando “expansão do uso do gás” em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa projeto para dar fim ao valor limite de cobrança da taxa de fiscalização sobre serviços públicos de distribuição do gás canalizado.

Conforme a legislação em vigor, a concessionária precisa pagar à Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) 0,4% sobre o valor da receita bruta. Porém, o artigo seguinte define teto máximo de 2,5 mil vezes o valor da Uferms (Unidade Fiscal Estadual), hoje cotada em R$ 18,40.

Para o governo, “esses valores são bem inferiores ao que, efetivamente, devia ser repassado pela MS Gás, diante da expansão” do serviço. Pela suposta falta de recursos, a Agepan estaria “impedida e impossibilidade de cumprir as metas”.

O projeto ressalta também que a Agência de Regulação aplica o recurso arrecadado com a taxa de fiscalização “nos custeio das atividades de regulação”. “Convém destacar que a demanda vem aumentando e, por consequência, há fluxo maior no desempenho da fiscalização”, frisou o governo na proposta, enviada aos deputados.

De acordo com o demonstrativo da empresa, publicado na edição de ontem (31) do Diário Oficial do Estado, o consumo de gás canalizado aumentou mais de 100% em Mato Grosso do Sul. Em 2013, a companhia fechou o ano com 2.541 unidades consumidoras, 324 a mais que no ano anterior.

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions