ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Governo estuda meio legal para nomear Roberval para delegado-geral

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha | 02/01/2015 16:58
Governador busca alternativa para nomear delegado aposentado (Foto: Chico Ribeiro)
Governador busca alternativa para nomear delegado aposentado (Foto: Chico Ribeiro)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estuda um mecanismo legal para nomear o delegado Roberval Maurício Cardoso Rodrigues para o cargo de delegado-geral da Polícia Civil. Legalmente, ele não pode ser nomeado porque se aposentou no mês passado e um delegado inativo não pode assumir o comando da DGPC.

A aposentadoria de Roberval, como delegado de classe especial, foi sancionada pelo então governador, André Puccinelli (PMDB), e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de dezembro de 2014.

De acordo com a Lei Orgânica da Polícia Civil, só pode assumir o cargo de delegado-geral o profissional que estiver na ativa e for nomeado pelo governador.

Segundo o secretário estadual da Casa Civil, Sérgio de Paula, Roberval Maurício é o nome escolhido para comandar a Polícia Civil. A Procuradoria Geral do Estado está buscando um meio legal ou uma brecha na legislação para justificar a nomeação do delegado.

“O delegado Roberval é o nome que queremos, mas tem esse problema da aposentadoria”, admitiu Sérgio.
O delegado também se envolveu em um incidente na madrugada do dia 28 de novembro deste ano no Jardim dos Estados. Conforme a Polícia Civil, ele matou um homem a tiros. O delegado admitiu o crime e alegou se tratar de legítima defesa. O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Polícia.

Nos siga no Google Notícias