ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Governo nomeia economista ligado ao agronegócio para assumir Incra

Geraldo Melo entra no lugar do general João Carlos Jesus Corrêa, desgastado após desavença com secretário Fundiário, Nabhan Garcia

Silvia Frias | 17/10/2019 08:20
Geraldo Melo foi superintendente da CNA (Foto/Divulgalção: Senar)
Geraldo Melo foi superintendente da CNA (Foto/Divulgalção: Senar)

O economista Geraldo Melo Filho, ligado ao agronegócio, será o novo presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), assumindo a função do general João Carlos Jesus Corrêa. A mudança foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O novo presidente do órgão era, até então, secretário-adjunto de Relacionamento Externo da Casa Civil. Foi, até agosto deste ano, diretor técnico da Associação de Criadores de Guzerá e superintendente da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária). O seu pai, Geraldo Melo, principal figura política do PSDB no Rio Grande do Norte, era dono da usina de açúcar São Francisco.

A demissão de Corrêa já havia sido anunciada após o secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, ter reclamado de “falhas no trabalho do Incra”, o que expôs uma crise entre o secretário, a ala militar do governo e o próprio Ministério da Agricultura.

Corrêa, ao se despedir do cargo em mensagem enviada a um núcleo restrito de servidores do Incra, disse que se tornara uma “pedra no sapato” por contrariar interesses e até mesmo por atacar “verdadeiras organizações criminosas”.

O Incra é responsável por executar a reforma agrária e o ordenamento fundiário nacional. Desde o início do governo Bolsonaro, o órgão é subordinado ao Ministério da Agricultura. Antes, o instituto era vinculado à Casa Civil.

Nos siga no Google Notícias