ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Governo sanciona lei que libera recursos para pagamento de precatórios

Leonardo Rocha | 04/09/2015 08:38

O governo estadual sancionou a lei que regulamenta a liberação de 70% dos recursos de depósitos judiciais ao Estado para realizar pagamento de precatórios, dívida fundadas e previdenciárias. Com esta alternativa, o executivo poderá utilizar recursos de tesouro que tinham esta finalidade, para investir em outras áreas prioritárias, como saúde, educação e folha salarial.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se empenhou pessoalmente em levar o projeto, na semana passada, para Assembleia Legislativa, tanto que realizou uma reunião com os deputados pedindo regime de urgência na votação da proposta, para aliviar as contas do Estado e ter mais uma ferramenta contra a crise financeira.

Seguindo o pedido do governador, os deputados apreciaram a matéria em primeira votação na quarta-feira (02) e em sessão extraordinária ontem (03), com aprovação unânime. Neste encontro com os parlamentares, o governador disse que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estava fazendo o levantamento do valor que o Estado teria acesso com esta lei.

Caso estes processos judiciais sejam decididos contra o governo estadual, o mesmo terá que fazer o pagamento do valor ao beneficiário, mediante todos os trâmites legais. O líder do governo na Assembleia, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), disse que com esta medida, o executivo terá mais condições de controlar e até planejar o pagamento da folha e 13° salário dos servidores.

Após a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), a lei federal permitiu que os estados e municípios tivessem acesso a 70% dos recursos de depósitos judiciais, mas que cada federação tinha que fazer a regulamentação desta questão, por meio de uma lei estadual.

Nos siga no Google Notícias