A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/10/2010 19:53

Ibope também mostra cenário indefinido sobre 2º turno

Redação

Em outra pesquisa divulgada nesta véspera de eleição, desta vez do instituto Ibope, o cenário também é de indefinição com relação à possibilidade de ter ou não segundo turno nas eleições presidenciais.

Os números são parecidos com o da pesquisa Datafolha (veja matéria relacionada), onde a candidata Dilma Rousseff (PT) aparece com 50% dos votos válidos (desconsiderados os brancos e nulos) contra 50% dos outros concorrentes somados.

Mas no Datafolha, Dilma aparece com 1 ponto percentual a mais (51% dos válidos) contra 49% dos adversários. José Serra (PSDB) tem 31%, Marina Silva (PV) 17% e os outros candidatos somam 1%.

Para Dilma vencer no primeiro turno, ela precisa ter 50% dos votos mais 1. Considerando a margem de erro dos dois institutos, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar se haverá segundo turno.

O Ibope ouviu 3.010 pessoas entre sexta-feira (1º) e sábado. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 33.252/2010.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions