ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Juiz arquiva ação criminal contra Elizeu por ter chamado Bernal de “ladrão”

Josemil Arruda | 13/01/2014 14:43
Bernal foi acusado por Elizeu de estar "roubando" dinheiro das creches e do tapa-buracos (Foto: arquivo)
Bernal foi acusado por Elizeu de estar "roubando" dinheiro das creches e do tapa-buracos (Foto: arquivo)

O juiz da 6ª Vara Criminal de Campo Grande, Marcio Alexandre Wust, decidiu arquivar o processo movido a pedido do prefeito Alcides Bernal (PP) contra o vereador Elizeu Dionízio (SDD), em razão deste ter chamado aquele de “ladrão” durante sessão da Câmara de Campo Grande no ano passado. A sentença do juiz acolheu integralmente parecer do Ministério Público (14ª Promotoria de Justiça), que se manifestou no dia 1º de outubro de 2012.

“Acolho a manifestação do Ministério Público, relativamente a este Inquérito Policial, e determino o arquivamento, ressalvada a possibilidade de desarquivamento, nos termos do artigo 18 do Código de Processo Penal”, determinou o juiz Marcio Wust, na semana passada.

Bernal tinha pedido a condenação do vereador Elizeu Dionízio, que foi relator da CPI do Calote, porque no dia 5 de setembro ele teria feito declarações criminosas contra o chefe do Executivo na Câmara de Campo Grande. “O prefeito está roubando dinheiro da creche e dos tapa-buracos. Se ele quiser me processar, pode processar, porque aí eu vou provar isso na Justiça”, afirmou Elizeu naquela oportunidade.

O prefeito queria que Elizeu fosse condenado pelos crimes de calúnia, injúria e difamação, previstos nos artigos 38, 39 e 40 do Código Penal. O Ministério Público, porém, considerou que o vereador estava acobertado pela inviolabilidade de opiniões e votos dentro da Câmara, como prevê o Art. 29, VIII, da Constituição Federal. O juiz acolheu essa manifestação.

A decisão refere-se à primeira ação judicial, de iniciativa do Ministério Público, a partir de representação apresentada por Bernal. Essa ação foi distribuída em 3 de outubro de 2012, chegando à 6ª Vara Criminal. Continua em tramitação, sem decisão por enquanto, a queixa-crime manejada diretamente por Bernal contra Elizeu Dionízio no dia 4 de novembro de 2012, igualmente na 6ª Vara Criminal.

O parecer do Ministério Público (64ª Promotoria de Justiça) também é pela rejeição desse segundo processo, sob a alegação de que não há “justa causa” para a propositura da ação criminal e que a petição manejada é “inepta”.

Além das ações criminais, o prefeito Alcides Bernal também ingressou com pedido de indenização contra Elizeu Dionízio. A ação tramita na 2ª Vara Cível de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias