A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

09/09/2013 17:33

Bernal processa Elizeu e pede que Câmara o casse por quebra de decoro

Zemil Rocha e Bruno Chaves
Bernal mostra representação contra Elizeu que entregou no MPE (Foto: Marcos Ermínio)Bernal mostra representação contra Elizeu que entregou no MPE (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), informou esta tarde, em entrevista coletiva, que já propôs medidas contra o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote, vereador Elizeu Dionízio (PSL), por tê-la chamado de ladrão, ao afirmando que o chefe do Executivo está “roubando dinheiro” da merenda escolar. Bernal anunciou que entrou com representação criminal, pedido judicial de indenização por danos morais e requereu abertura de punição na Câmara de Campo Grande por quebra de decoro parlamentar.

Ao pedir a cassação de Elizeu, o prefeito Alcides Bernal se antecipa ao pedido que o relator da CPI do Calote já declarou várias vezes que irá fazer, no sentido de instalação de uma Comissão Processante visando o “impeachment” do atual chefe do Executivo municipal.

Para o prefeito, o vereador Elizeu praticou crime contra a honra, o que o levou a pedir previdências legais à Procuradoria Geral de Justiça. “Deve ser processado por calúnia, injúria e difamação”, afirmou o progressista. “Ninguém tem o direito de chamar outro de ladrão”, protestou. “Falar que o prefeito rouba merenda e dinheiro do tapa-buraco é crime”, emendou, observando que há um agravante, o fato de Elizeu ser servidor público.

A principal acusação de Elizeu Dionízio é relativo à contratação da empresa Salute Distribuidora de Alimentos para abastecer com merenda os Centro de Educação Infantil (Ceinfs). Para o relator da CPI do Calote, trata-se de uma empresa de “fachada” montada exclusivamente para atender à prefeitura, havendo infringência à lei de licitação.

Sobre a merenda, Bernal negou que a Salute seja "empresa fantasma", durante a entrevista coletiva, abordando ainda aspectos referentes à denúncia de carne estragada na merenda. Quanto à operação tapa-buracos, contudo, Bernal deu detalhes e fez comparações. Segundo ele, enquanto o ex-prefeito Nelsinho Trad gastou R$ 81,5 milhões nesse setor nos últimos seis meses de 2012, sua gestão conseguiu fazer o serviço por apenas R$ 33,9 milhões no primeiro semestre deste ano. Além disso, no revestimento primário, no confronto entre a despesa da gestão anterior e da atual, teria sido R$ 101,2 milhões contra R$ 26,2 milhões. “A economia total que fizemos foi de R$ 122,6 milhões”, salientou. “Portando, Elizeu cometeu uma irresponsabilidade”, emendou.

Ressaltou ainda que antes a cidade tinha mais buracos do que hoje e não possuía nada de asfalto recapeado. “O único recapeamento foi com dinheiro do governo do Estado”, lembrou Bernal, referindo-se à Av. Afonso Pena. “Nós já recapeamento a Av. das Bandeiras e vamos fazer muito mais, como a Av. Guaicurus”, comparou.

 

 

 

 

Em desfile, Bernal ataca mídia e se diz ‘angustiado’ com gestão
Presente no desfile de 7 de Setembro no centro de Campo Grande, o prefeito Alcides Bernal (PP) pouco falou, mas voltou a criticar a imprensa e advers...
Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...


Doutor tem que tomar uma decisão, pois segundo a doutrina o autor só pode responder a um dos crimes.
Calúnia (Art.138 do Código Penal)
Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
Acusar alguém falsa e publicamente de um crime.
Difamação (Art.139 do Código Penal)
Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo a sua reputação.
Acusar alguém publicamente de um ato desonroso, ainda que a acusação seja verdadeira.
Injúria (Art.140 do Código Penal)
Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
É uma ofensa dita diretamente à pessoa, não importando se a acusação é falsa ou verdadeira.
Portanto ninguém pode ser processado por INJURIA DIFAMAÇÃO E CALUNIA, pois são tipos diferentes e deve responder apenas por dos tipos penais.
 
ODAIR JOSE DIEDRICH em 11/09/2013 22:23:27
Muito bem Bernal,seja pontual com suas obrigações e não aceite de maneira alguma que lhe acusem do que não fez,que Deus lhe mantenha,honesto e cumpridor de seus deveres ,o desespero as vezes faz com que as pessoas falem coisas que não podem provar,não se deixe intimidar,chamar uma pessoa de ladrão sem provas é falta de ética,educação,é crime e muito mais.
 
Lucas da Silva em 10/09/2013 10:02:02
Enquanto o população sofre com serviços públicos deficitários nosso prefeito e a Câmara fica nesse joguinho de lavadeiras sem desmerecer a classe é logico mas todos com essa guerra de ego ferido !!!! acorda Campo Grande .. até agora depois de 8 meses completo o que o legislativo e o executivo de nossa capital realmente fez a não ser realizar esse ridículo jogo de acusações que não vai levar a lugar nenhum !!!! VAMOS TRABALHAR VEREADORES E PREFEITO .....
 
Carlos Strato em 10/09/2013 09:36:50
Você Bernal recapeou a Avenida das Bandeiras? Não foi não quem começou o recapeamento da Avenidas das Bandeiras foi o Nelsinho Trad você fez no máximo terminar o que ele já tinha começado no mandato dele, pois não deu tempo de terminar no mandato dele ou seja quem conseguiu a verba para esta obra foi o Nelsinho Trad. Pare de falar coisas sem fundamento.
 
Bruno Couto em 10/09/2013 07:17:13
O Prefeito deve ter denunciado esse vereador, porque processar não é função dele.
 
luiz alves em 10/09/2013 07:10:27
Pode espernear Prefeito, pois o art. 29, VIII da CF diz: "inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;"
Ou seja, o vereador no exercício de sua função não pode ser julgado pelo que diz. Este me parece ser o caso!
Está na hora de estudar a CF prefeito!!!!!!!!

 
Handerson Renato Deduch em 10/09/2013 02:47:47
Quanto a Avenida Guaicurus, é necessário que faça também o prolongamento que já a muito tempo esta previsto, ligando neste perímetro urbano, os bairros da saída para São Paulo com os bairros da saída para Sidrolândia.
Será um grande atalho neste perímetro!
 
Paulo Sérgio Krajewski em 10/09/2013 01:16:32
A Avenida Bandeirantes, depois que fizeram mão única, esqueceram dela de uma vez, quando passo por lá, parece que estou em uma estrada de cascalhos.
 
Paulo Sérgio Krajewski em 10/09/2013 01:07:03
Pior é saber que pelo visto será a administração toda do Bernal essa palhaçada de briga política. Nessa história ninguém vale nada, todos são políticos sem moral alguma para acusar o outro, vereadores cassados, prefeito que não tá cumprindo o que prometeu e fica igual adolescente no facebook ao invés de trabalhar, fica de briguinha. E a cidade sofre com tudo isso, a população não aguenta mais o descaso de todos esse políticos, de legislativo e executivo, a cidade está parada, estagnada, comércio sofrendo, turismo já era ruim, agora pior ainda, e a vida noturna, bom, deixa pra lá né, essa nunca existiu mesmo.
 
Rafael Santos em 09/09/2013 22:54:57
Não, a Salute não é fantasma não. Foi criada no dia 1º de Abril (dia da mentira), seria por acaso ou pra esculachar mesmo achando que o povo é trouxa? E crime? Ué? Ele fica no Facebook criticando e falando mal dos vereadores, xinga, inventa coisas sobre eles e acha que é diferente? Crime é crime. Punição a ele também. E o engraçado é que ele critica e fala mal e ofende os vereadores e depois vem pedir pros vereadores ajudarem aprovando os projetos e suplementações.....não aprovem nada!!! Ele que se vire e aprenda a usar o NOSSO dinheiro. E o Ceinf que não tem feijão? Quem é o culpado? A cidade esta um lixo, suja, sem obras e nada funciona direito. E de quem é a culpa? Do André...do Nelsinho....dos vereadores....dos Palestinos...de Israel...todo mundo é culpado....menos ele....incrível né!
 
Marcus Vinicius em 09/09/2013 21:26:55
"Praticou crime contra a honra"! Certo senhor Bernal, se ele infligiu a sua honra o que será que você esta fazendo com o povo? Contratos com empresa que contratam outras empresas para prestarem o serviço, postos de saúde que foram feitos na gestão passada que era somente o empregar médicos nos mesmos, tapa buracos que saiu mais caro que o recapeamentos de avenidas, alimentos estragados nas creches, refeições dos plantonistas nos 24horas mau preparadas e com insetos,etc...! Antes do senhor cobrar honra, faça-se honrado! Prometeu que acidade mudaria, mas esta mudando para pior. Se o vereador for processado farei um movimento na internet para o povo o processá-lo por crime contra honra e propagando enganosa(ja que suas promessas estão gravadas e a disposição de todos)!
 
Alexandre de Souza em 09/09/2013 21:23:08
lamento muito que nomes que deveriam nos dar exemplos de princípios éticos estejam envolvidos nessas patifarias. volta logo Jesus!!!
 
cosme chimenes em 09/09/2013 20:56:31
O sr Elizeu Dionizio é bem empolgado em defender suas ideias, mas realmente escorregou e deu margem para falarem dele. Nem tudo se pode sair falando assim, como quiser.
 
Paulo Miranda em 09/09/2013 20:45:37
O nosso alcaide Bernal esta muito severo!
Foi-se o tempo que chamar alguém de ladrão era injúria!
Hoje, por exemplo, nós temos um deputado federal, oficialmente ladrão, e não é por isso que ele não está exercendo suas funções na câmara federal.
Pra falar a verdade, nos dias atuais, ladrão de coisa pública é sinônimo de uma pessoa rica, esperta, bem de vida, etc.
Ah... se fosse prefeita, tornando-me rica, e me chamassem de ladra! Ficaria até orgulhosa!
 
Elviria Santos Ferreira em 09/09/2013 20:32:28
E isso ai, quem acusa cabe o ônus da prova. Reage Bernal