ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Julgamento deveria ser nas urnas, argumentou prefeito cassado

Álvaro Urt admitiu inexperiência e alegou excesso de burocracia imposta a gestores para convencer vereadores a mantê-lo no mandato

Anahi Zurutuza | 29/09/2020 14:20
Prefeito durante argumentação na Câmara de Bandeirantes (Foto: Reprodução)
Prefeito durante argumentação na Câmara de Bandeirantes (Foto: Reprodução)

Antes da Câmara de Bandeirantes decidir cassar o mandato da Álvaro Urt (DEM) nesta manhã, o prefeito se defendeu argumentando ser inexperiente na gestão público e apelando para que vereadores permitisse que ele fosse julgado nas urnas. “Deem a oportunidade para que o eleitor faça esse julgamento, no dia 15”, finalizou a defesa durante a sessão do Legislativo.

A decisão dos vereadores a 47 dias das eleições complica a candidatura de Urt à reeleição. Se por algum outro motivo a cassação não for derrubada, o mandatário fica inelegível.

O chefe do Executivo de Bandeirantes perdeu o cargo acusado de peculato, fraude em licitação, falsidade ideológica e corrupção passiva. Em junho deste ano, a prefeitura foi alvo da Operação Sucata Preciosa, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que investigou a celebração de contratos com empresas privadas para manutenção de veículos da frota municipal, onde foi apurada a emissão de notas “frias”, já que serviços não teriam sido prestados, com parte da frota sucateada nos pátios das Secretarias de Obras e Saúde.

Durante a defesa, Álvaro Urt não fez comentários específicos sobre as acusações. Apenas lembrou que assumiu a prefeitura “em péssimas condições”, além de reclamar do excesso de burocracia enfrentada pelos gestores.

O até então prefeito afirmou que nunca foi político, disse que foi surpreendido há quatro anos com o convite para ser candidato e depois, com a vitória nas eleições. Por fim, admitiu a inexperiência na gestão pública. “O parque de máquinas da prefeitura é carente, caminhões velhos, veículos velhos. E nós temos de ser eficientes. O princípio maior da Constituição é o princípio da eficiência. Mas, você, de outro lado, tem o excesso de burocracia e o excesso de formalismo das leis”.

Sem se referir diretamente às contratações supostamente irregulares, Urt reclamou das dificuldades para “por a máquina para funcionar”. “Quero ressaltar aqui a burocracia da Lei de Licitações, ela peca por um rigor que muitas vezes não atende ao interesse público. Para nós o que importa? A forma ou o conteúdo?”.

De novo sem citar os contratos alvo da operação, o agora prefeito cassado apelou para Deus. “Não posso deixar de fazer um comentário. As leis, as leis humanas, não são absolutas, elas são relativas. Absoluta é só a lei de Deus, a lei do Universo é absoluta”.

A sessão foi transmitida ao vivo no Facebook da Câmara de Bandeirantes.

O Campo Grande News tentou conversar com o prefeito para saber se ele manterá a campanha eleitoral, se vai recorrer da decisão da Câmara e de que forma, mas ele não atender as ligações. Se nada mudar, o vice-prefeito Luiz de Sousa Meira (Patriota) assume o cargo de chefe do Executivo até o fim deste ano.

Nos siga no Google Notícias