ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Justiça afasta Ari Artuzi da prefeitura de Dourados

Redação | 17/09/2010 09:39

A justiça afastou Ari Artuzi (sem partido), preso há 17 dias, do cargo de prefeito de Dourados. A decisão liminar é do desembargador Claudionor Abss Duarte, a pedido da procuradoria do MPE (Ministério Público Estadual).

A solicitação foi apresentada neste mês no processo da operação Owari, realizada em julho do ano passado e que também desmontou o primeiro escalão da prefeitura de Dourados.

O afastamento temporário foi autorizado pelo risco de Artuzi manipular documentos, pressionar as testemunhas e dificultar a apuração dos fatos caso saia da prisão e reassuma o comando da prefeitura.

Segunda maior cidade do Estado, Dourados foi alvo da operação Uragano (furacão em italiano),da Polícia Federal, que revelou esquema de pagamento de propina e desvio do dinheiro público.

A decisão ainda enfatiza que o eventual retorno de Artuzi pode agravar o caos político e social em Dourados.

"As manifestações em frente ao Prédio da Câmara Municipal, da Polícia Federal e demais notícias veiculadas na internet , somadas aos vídeos divulgados, deixa claro que o requerido não tem a menor condição de continuar como administrador daquela cidade até que os fatos sejam efetivamente esclarecidos", salienta o desembargador.

Com o afastamento do prefeito, a presidente da Câmara Municipal, Délia Razuk (PMDB) deve assumir a prefeitura. De acordo com a lei orgânica do município, diante da impossibilidade do prefeito e vice, que também está preso, o presidente do poder legislativo assume a prefeitura.

Nesta semana, o juiz Carlos Alberto Resende Gonçalves, da 4ª Vara Cível de Dourados, negou pedido do MPE (Ministério Público Estadual) pelo afastamento do prefeito Ari Artuzi e de nove vereadores.

Artuzi está preso na 3ª delegacia de Campo Grande e o juiz Eduardo Machado Rocha assumiu a prefeitura interinamente.

Nos siga no Google Notícias