ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 21º

Política

Justiça Eleitoral tem aplicativos para denúncias, boletins de urna e resultados

São seis aplicativos para auxiliar nas Eleições 2018; quatro já podem ser baixados

Aline dos Santos | 15/09/2018 14:08
Aplicativos do Tribunal Superior Eleitoral vão ajudar eleitores e mesários.  (Foto: TSE)
Aplicativos do Tribunal Superior Eleitoral vão ajudar eleitores e mesários. (Foto: TSE)

A Justiça Eleitoral tem seis aplicativos para auxiliar nas Eleições 2018. Os serviços permitem acompanhar processos, boletins de urnas, resultados, ter a versão virtual do título de eleitor e fazer denúncias. Todos estão disponíveis para o eleitor tanto em versão Android quanto iOS e quatro já podem ser baixados nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O aplicativo JE Processos permite acompanhar o andamento de procedimentos que tramitam na Justiça Eleitora. Disponível em âmbito nacional desde 2016, dispõe da consulta por nome da parte, nome do advogado ou número do processo. Após o preenchimento das informações, o aplicativo exibe o último andamento do processo, relator, origem, partes e advogados. Decisões proferidas no processo pesquisado também podem ser acessadas.

Com o aplicativo Boletim na Mão, qualquer cidadão poderá acessar as informações contidas nos Boletins de Urna, que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais no dia da eleição. Ele poderá ser baixado a partir do dia primeiro de outubro.

O aplicativo Resultados permite acompanhar a a apuração do resultado após o encerramento da votação, previsto para as 17h do dia 7 de outubro. Por meio do celular ou tablet, o eleitor poderá visualizar em tempo real o número de votos dados a cada candidato. Ele poderá ser baixado no final de setembro. Exibe percentual, votos brancos, nulos, de legenda, nominais e o comparecimento do eleitorado.

Quem baixar o aplicativo e-Título terá uma via digital do título de eleitor. No caso dos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação perante o mesário na hora de votar. O uso do aplicativo dispensa a apresentação do documento em papel.

O aplicativo Mesários é destinado a um público de aproximadamente dois milhões de mesários que trabalharão nas Eleições 2018. Contém instruções gerais sobre a atividade do mesário e tem a função principal de dar suporte para o cidadão que vai prestar serviço no dia das eleições.

Destinado à fiscalização da campanha, o aplicativo Pardal permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, com fotos, áudio e vídeo. Podem ser feitas denúncias de temas como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais.

Nos siga no Google Notícias