ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Kemp cobra do governo liberação de recursos para entidades filantrópicas

Carlos Martins | 09/04/2013 12:16

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) cobrou hoje da tribuna durante sessão na Assembleia Legislativa o governo do Estado para que libere recursos provenientes de convênios para várias entidades filantrópicas, entre elas, a Pestalozzi e a Apae. Segundo o deputado, a burocracia impediu que até agora os convênios não fossem assinados e as entidades, que iniciam as atividades anuais em fevereiro, correm o risco de fechar as portas e estão se mantendo graças a doações. “Estas entidades prestam serviços que são atribuições do Estado. Já estamos em abril e até agora o governo não repassou recursos que são do Fundeb, carimbados, e que devem aplicados na educação”, cobrou.

Os recursos são utilizados pelas entidades para o atendimento da educação especial. Segundo o deputado, os recursos são liberados via Secretaria de Educação (dinheiro do Fundeb) e também da Secretaria de Assistência Social, por meio de um fundo. A justificativa do governo é que as instituições não haviam apresentado os planos de trabalho. As informações, tais como número de alunos, são colocadas numa planilha e são calculadas pelo governo para saber quanto cada instituição irá receber.

Segundo Pedro Kemp, na semana passada o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), assinou os convênios que o município mantém com as entidades, só que o dinheiro ainda não havia caído na conta. “Penso que o dinheiro da prefeitura saia já nesta semana, visto que foi assinado na semana passada”. Kemp disse o problema se repete no início de cada ano com o atraso na liberação dos recursos. “A programação para os pagamentos deveria ser adiantada, para evitar estes atrasos”, sugeriu.

O líder do governo na Assembleia, deputado Júnior Mochi (PMDB), disse que somente na semana passada começou a chegar ao governo à documentação necessária para formalizar os convênios. “Algumas entidades começaram a entregar na semana passada. Na sexta-feira a Pestalozzi apresentou a planilha, que foi assinada. Após a assinatura do convênio e a publicação no Diário Oficial em 48 horas o dinheiro estará disponível. Acredito que na quarta-feira o dinheiro já esteja na conta”, informou.

Segundo Mochi, assim que as planilhas das demais entidades começarem a chegar à Secretaria de Educação, os convênios começam a ser assinados e o dinheiro será liberado.

Nos siga no Google Notícias