ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Liminar do Tribunal de Justiça mantém candidatura de Zeca do PT

No sábado, o desembargador concedeu medida liminar para que seja mantido o julgamento original, sem condenação

Aline dos Santos | 10/09/2018 09:06
O deputado federal Zeca do PT, candidato ao Senado, conseguiu liminar para campanha (Foto: Assessoria)
O deputado federal Zeca do PT, candidato ao Senado, conseguiu liminar para campanha (Foto: Assessoria)

Uma liminar do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) mantém o ex-governador Zeca do PT na disputa das Eleições 2018. Ele registrou a candidatura para o Senado na Justiça Eleitoral, mas a PRE ( Procuradoria Regional Eleitoral) pediu a impugnação devido a processo da chamada “farra da publicidade,” com denúncias do período em que Zeca foi governador de Mato Grosso do Sul.

No pedido para que o registro eleitoral fosse indeferido, a procuradoria informou que ao julgar um recurso de apelação do MP/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), o tribunal reformou sentença e condenou Zeca do PT por improbidade administrativa decorrente de um esquema de emissão de notas frias em serviços de publicidade.

O ex-governador , ex-secretários, servidores e empresários haviam sido inocentados em decisão da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, contudo, apelação da promotoria foi acatado no tribunal pelo placar de 2 a 1 –o que permitiu a apresentação de recurso na própria instância, no caso, a 1ª Câmara do TJ.

Dois desembargadores foram convocados para complementar o julgamento, terminando no placar de 3 a 2 pela condenação. Entretanto, no último dia 4, o desembargador Nélio Stábile se declarou impedido e informou que não poderia ter participado da votação do recurso do MP/MS. A votação prosseguiu, mas a conclusão foi adiada para 16 de outubro, portanto, depois da eleição, marcada para 7 de outubro.

“Entramos com o mandado de segurança para que fosse pautado para o dia 11 de setembro ou atribuído efeito imediato do impedimento do desembargador, suspendendo a condenação do Zeca”, afirma Ronaldo Franco, que é advogado do Partido dos Trabalhadores.

No sábado (dia 8), o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte concedeu a medida liminar para que seja mantido o julgamento original, sem condenação por improbidade, até a decisão do TJ sobre os embargos de declaração. O documento foi anexado nesta segunda-feira ao processo.

“O tribunal, ao conceder liminar para anular o resultado da condenação do Zeca do PT, reconheceu que a maioria formada para condená-lo contou a participação de um desembargador impedido. Isso significa que o resultado que esta valendo é a absolvição do Zeca. De modo que para todos os efeitos, sobretudo efeitos eleitorais, Zeca do PT não foi condenado em qualquer ação de improbidade, e portanto, tem plenas condições de disputar o pleito”, destacou Newley Amarilla, advogado do candidato a senador.

*Matéria alterada às 14h20 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias