ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Maioria da 5ª Turma do STJ vota contra pedido de Lula para evitar prisão

Ex-presidente teve três votos contrários até o momento à concessão de habeas corpus preventivo, para evitar sua prisão após esgotados recursos em ação sobre o triplex do Guarujá

Felipe Pontes, da Agência Brasil | 06/03/2018 14:40
Três ministros do STJ já se posicionaram contra a concessão de habeas corpus preventivo ao ex-presidente Lula. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Três ministros do STJ já se posicionaram contra a concessão de habeas corpus preventivo ao ex-presidente Lula. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A maioria dos ministros da Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) votou nesta terça-feira (6) contra o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seja suspensa o trecho da decisão do TRF-4 (Tribunal Regional 4ª Região) que determinou que o ex-presidente cumpra pena logo após esgotados os recursos em segunda instância da ação relativa ao caso do triplex do Guarujá (SP).

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca foi o terceiro a votar contra o habeas corpus preventivo. O placar está em 3 a 0, restando votar os ministros Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik

Soares da Fonseca acompanhou os votos do relator, Felix Fischer, e do ministro Jorge Mussi, que também votaram contra Lula.

Em sua argumentação, Soares da Fonseca elogiou os argumentos da defesa e reconheceu a possibilidade de que o STJ impeça a prisão. No entanto, argumentou que a suspensão da execução da pena não poderia se dar por meio de habeas corpus preventivo, mas somente por meio de recurso especial na própria Corte.

“Penso que o habeas corpus intentado não merece no ponto conhecimento”, disse Soares da Fonseca. “Esta Corte não deve antecipar eventual tutela antecipatória do recurso especial correspondente”, acrescentou.

Pena maior – Em janeiro, a Oitava Turma do TRF-4, por 3 votos a 0, confirmou condenação imposta contra Lula pelo juiz Sérgio Moro, que considerou o ex-presidente culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por receber vantagens indevidas da empreiteira OAS –envolvendo o triplex no litoral paulista.

Os desembargadores do TRF4 também aumentaram a pena de Lula de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês em regime inicialmente fechado. Resta apenas um recurso do ex-presidente pendente de julgamento na segunda instância –um embargo de declaração, tipo de apelação que não permite reforma da condenação, mas apenas o esclarecimento do texto da decisão. (Com Humberto Marques)

Nos siga no Google Notícias