ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Marquinhos diz que crise no PSL “parou Brasília” e atrasa projetos da Capital

Prefeito afirma que impasse político na capital federal atrasa tramitação de projetos de interesse do município

Humberto Marques e Tainá Jara | 22/10/2019 17:41
Prefeito afirma que questões políticas têm atrapalhado ritmo administrativo do governo federal. (Foto: Kísie Ainoã)
Prefeito afirma que questões políticas têm atrapalhado ritmo administrativo do governo federal. (Foto: Kísie Ainoã)

A sucessão de fatos políticos envolvendo o governo do presidente Jair Bolsonaro atingiu o ritmo da administração federal e, como resultado, projetos de interesse de Estados e municípios não avançam. A avaliação é do prefeito Marquinhos Trad (PSD), segundo quem “uma questão de briga interna partidária” causa problemas. Entre as propostas atingidas está a conversão dos apartamentos do Hotel Campo Grande em moradias populares.

“Fico chateado que esses temas minúsculos influenciem na vida de todo o brasileiro. Uma questão de briga interna partidária parou o Congresso”, afirmou o prefeito na tarde desta terça-feira (22) na Cidade do Natal, durante entrega de 20 novos ônibus para o transporte coletivo da cidade.

Marquinhos disse que a sucessão de travas foi sentida no mês passado, quando ele esteve em Brasília “e a discussão maior era a ida ou não do filho do presidente para a embaixada, se isso era nepotismo ou não era”. O debate ao qual o prefeito se referiu envolveu a possível indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, para comandar a embaixada do Brasil nos Estados Unidos –nesta terça, Bolsonaro sinalizou a escolha do embaixador de carreira Nestor Foster para o posto.

“Quando começaram a acalmar as coisas, veio a briga interna do PSL, e Brasília parou de fato. Não conseguimos adiantar nada porque está uma confusão partidária e nenhum ministério nos tem dito nada”, prosseguiu o prefeito.

A disputa pelo controle do partido, que de 8 deputados passou a mais de 50 na eleição do ano passado –e com isso viu as cotas dos fundos partidário e eleitoral–, colocou frente a frente grupos alinhados com Jair Bolsonaro e o presidente peesselista, o deputado federal e fundador da legenda, Luciano Bivar, e teve entre seus ingredientes a disputa pela liderança do partido na Câmara entre Waldir de Oliveira (GO) e Eduardo Bolsonaro e a substituição da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO) na liderança do Governo no Congresso. Waldir e Joice protagonizaram ataques contra o presidente, seus filhos na política e apoiadores.

Enquanto o embaraço político não é desmanchado, Marquinhos afirma que tem buscado alternativas para manter as ações. “Não posso esperar que a questão partidária do presidente da República se resolva. Em Campo Grande, até agora, construímos tudo sozinhos com os impostos. Estamos otimizando”, disse.

Ele citou o uso de R$ 2,5 milhões em multas de trânsito e do sistema de estacionamento rotativo arrecadadas ao longo de um ano para o custeio de reformas de terminais de ônibus como um dos exemplos; ao mesmo tempo em que destacou que o projeto que prevê aplicar cerca de R$ 40 milhões para converter o Hotel Campo Grande em 117 moradias populares “está em Brasília para análise do Ministério do Desenvolvimento Regional, onde está tudo parado”.

Nos siga no Google Notícias