ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Marquinhos participa de audiência que pretende abrir ‘caixa preta’ da Cosip

Audiência pública na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, às 14h, pretende ampliar as discussões sobre a iluminação nos locais públicos da Capital

Richelieu de Carlo | 23/06/2017 11:25
Marquinhos Trad esteve na Câmara Municipal no início deste mês. (Foto: Alcides Neto)
Marquinhos Trad esteve na Câmara Municipal no início deste mês. (Foto: Alcides Neto)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), diz que estará presente na audiência pública promovida pela Câmara Municipal em que será discutida a cobrança retroativa da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

O encontro acontece às 14 horas desta sexta-feira (23), no plenário do Legislativo, e deve contar com representantes da prefeitura, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Procon, Defensoria Pública, Energisa e MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).

Além de debater a cobrança retroativa da taxa, os vereadores querem ampliar o debate e traçar um panorama de como está a situação da iluminação pública na Capital.

Os parlamentares também querem averiguar quanto foi arrecadado com a Cosip nos últimos quatro anos, o que foi investido e o que sobrou de “lucro”.

Além disso, querem buscar uma solução para as 16 mil lâmpadas de LED que estão em contêineres na Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Histórico - A Cosip foi suspensa por seis meses pela Lei Complementar 285, promulgada pela Câmara Municipal em julho de 2016, sob argumentação de que a prefeitura tinha R$ 53 milhões em caixa, dinheiro suficiente para custear a iluminação no período.

Contudo, a questão foi parar na Justiça, que primeiro manteve a suspensão e, depois, ao analisar o mérito, liberou a cobrança com efeito "ex tunc", permitindo a cobrança retroativa, que a princípio deve começar em julho.

A Prefeitura espera arrecadar R$ 42 milhões com a cobrança da taxa de iluminação referente aos seis meses em que ficou suspensa.

Nos siga no Google Notícias