ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Câmara debate cobrança retroativa de taxa de iluminação na Capital

Nyelder Rodrigues | 22/06/2017 23:55

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta sexta-feira (23) a audiência pública que vai debater a cobrança retroativa da taxa de iluminação pública na Capital, a Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

O encontro, que acontece a partir das 14h, foi convocado pela Comissão Permanente de Defesa do Consumidor. A estimativa é que sejam arrecadados R$ 42 milhões com a cobrança retroativa do valor, feito na conta de energia elétrica.

Com o valor, a prefeitura pretende substituir todas as lâmpadas da iluminação pública da Capital por LED. A audiência será aberta ao público e contará com entidades representantes sociais e de classe.

Entre os convidados, estão representantes da prefeitura, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Procon, Defensoria Pública, Energisa e MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).

A taxa foi suspensa por seis meses pela Lei Complementar 285, promulgada pela Câmara Municipal em julho de 2016, sob argumentação de que a prefeitura tinha R$ 53 milhões em caixa, dinheiro suficiente para custear a iluminação no período.

Contudo, a questão foi parar na Justiça, que primeiro manteve a suspensão e, depois, ao analisar o mérito, liberou a cobrança com efeito "ex tunc", que permite a cobrança retroativa. A audiência será no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande fica localizada na avenida Ricardo Brandão, 1.600, bairro Jatiúka Park.

Nos siga no Google Notícias