ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Política

Mesmo em recesso, deputados articulam votos para mesa diretora

Reuniões e encontros vão prosseguir em janeiro, já que a eleição vai ocorrer no dia 1° de fevereiro

Leonardo Rocha | 29/12/2018 09:12
Deputados planejam voltar as articulações em janeiro (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados planejam voltar as articulações em janeiro (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Mesmo em período de recesso, os deputados pretendem articular os votos para os cargos da mesa diretora, já que a eleição vai ocorrer em 1° de fevereiro. Com a presidência consolidada, tendo Paulo Corrêa (PSDB) mais de 20 votos, o foco é as demais funções, principalmente a primeira-secretaria, que é considerada a segunda mais importante do legislativo.

Os deputados disseram que a intenção é marcar reuniões políticas em janeiro, além das conversas por telefone em busca dos votos. Na eleição da Assembleia não tem “chapa pronta”, ou seja, cada cargo é disputado de forma separado, mesmo que a tradição seja de “consenso”, tendo apenas a votação "formal" no dia do pleito.

O principal cargo que é a presidência já está consolidado, pois Paulo Corrêa (PSDB) conseguiu mais de 20 votos ao seu favor. Ele foi escolhido pelo PSDB e tem o apoio do governo estadual. Como os tucanos têm a maior bancada (cinco integrantes), os demais partidos aceitaram a sua indicação.

Disputa - A primeira-secretaria, o segundo cargo mais almejado, tem uma disputa entre o deputado Zé Teixeira (DEM) e o grupo político chamado “G-10”, que é composto em maioria por deputados novatos, que foram eleitos pela primeira vez. Para este embate a conta é simples, quem conseguir somar 13 votos (maioria simples), fica com a função.

Tanto o democrata, como o grupo político, prometem retomar a articulação em busca dos votos em janeiro, durante o recesso. Teixeira já tem ao seu lado as principais bancadas da Casa, entre elas PSDB, MDB e PT, além do próprio DEM. Já o G-10 corre atrás de mais três votos para conseguir a maioria.

Demais cargos - Já a vice-presidência da Assembleia por enquanto está nas mãos do MDB, que indicou o nome do deputado Eduardo Rocha (MDB). A bancada decidiu apoiar Paulo Corrêa (PSDB), em troca pediu apoio para ficar neste cargo. Com apenas três representantes a partir de 2019, os emedebistas entenderam que o momento de compor com os tucanos, para apenas permanecer na mesa.

A bancada do PT busca continuar na 2° secretária, cargo que é responsável pela comunicação na Assembleia, no entanto também foi reduzida pela metade, de 4 para 2 integrantes, por isso precisa aguardar as definições para saber se continua no espaço. Os petistas (Pedro Kemp e Cabo Almi) disseram que é importante o partido fazer parte da mesa diretora.

Além dos citados, a Assembleia ainda tem mais três cargos na mesa diretora: a segunda e terceira vice-presidência, além da terceira-secretaria. Depois da eleição, o foco dos parlamentares será a formação das comissões, sendo que a mais importante é a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e redação).

Nos siga no Google Notícias