A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

15/03/2013 16:40

Ministério Público abre ofensiva contra o prefeito Alcides Bernal

Zemil Rocha e Nadyenka Castro
MP investiga gasolina e apartamento comprados por Bernal (Foto: Arquivo)MP investiga gasolina e apartamento comprados por Bernal (Foto: Arquivo)

O Ministério Público está instaurando inquéritos civis e abrindo procedimentos preparatórios para investigar irregularidades na administração do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). A ofensiva tem por base atos do chefe do executivo que foram denunciados, em primeira mão, pelo Campo Grande News, como a aquisição de gasolina com dispensa de licitação, por preço 42% superior, e a compra do apartamento luxuoso em prédio atrás do Shopping Campo Grande.

No caso da compra de combustível, há um procedimento para investigar o contrato emergencial, efetivado depois que Bernal cancelou uma licitação realizada na administração de Nelsinho Trad (PMDB). “Há suspeita de fraude no contrato emergencial”, revelou o promotor Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande.

Bernal fechou um contrato de fornecimento de combustível com valor 42% superior ao praticado na administração de Nelsinho Trad. O gasto mensal de combustível em 2012, último ano do governo de Nelsinho, girava em torno de R$ 100 mil, enquanto o contrato fechado no começo deste mês, sob a gestão de Bernal, com o Posto Emanuele Ltda é de R$ 142,5 mil por mês. O contrato global de seis meses com o Posto Emanuele totalizou R$ 855 mil.

O consumo pela frota de veículos da Prefeitura era de 30 mil litros de gasolina e 5 mil litros de etanol por mês na gestão passada. O posto Emanuele Ltda cobra R$ 2,985 por litro de gasolina e R$ 2,199 por litro de etanol. Fazendo-se o cálculo, tem-se que o custo de 30 mil litros de gasolina é de R$ 89.550,00, enquanto o dos cinco mil litros de etanol chega a R$ 10.995,00.

Questionado sobre a compra que o prefeito Alcides Bernal fez do apartamento luxuoso no Condomínio Edifício Parque das Nações, atrás do Shopping Campo Grande, o promotor respondeu que o fato também está em apuração. “Há um procedimento preparatório para investigar pratica de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito”, adiantou o promotor.

O prefeito trocou uma casa no Jardim Paulista, avaliada em R$ 103 mil, por um apartamento de luxo, avaliado em R$ 1,7 milhão. Declarações feitas à Justiça Eleitoral mostram uma evolução patrimonial de 584%, de R$ 190 mil, em 2008, para R$ 1,3 milhão.

Omissão da Câmara - Até mesmo a Câmara de Campo Grande está sendo investigada pelo Ministério Público em razão de haver entendimento de que houve omissão no caso da abertura de crédito suplementar sem autorização legislativa. “Há 40 dias recebi a denúncia de que o prefeito estaria abrindo crédito suplementar sem autorização da Câmara. E a Câmara não tomou nenhuma providência, por isso os dois estão sendo investigados”, informou Alexandre Saldanha.

Nesta sexta-feira (15) foi publicado no Diário do Ministério Público o Edital nº 013/2013, da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, informando sobre a instauração de Inquérito Civil contra a Prefeitura de Campo Grande e a Câmara para “apurar eventual irregularidade na abertura de crédito suplementar sem autorização legislativa pelo Poder Executivo Municipal, bem como eventual omissão no exercício do controle externo pelo Poder Legislativo Municipal”.

Segundo o promotor Alexandre Saldanha, no caso da Câmara, está sendo investigada a omissão da Comissão de Orçamento e Finanças da Casa, presidida pela vereadora Grazielle Machado (PR). “É que até o momento os vereadores não exerceram sua função”, explicou ele. “Esse inquérito pode resultar em ação de improbidade administrativa”, acrescentou.

Bernal já abriu pelo menos três créditos suplementares, totalizando R$ 20,6 milhões. No dia 24 de janeiro aconteceu a maior suplementação via decreto, no valor de R$ 17,6 milhões, a outra foi de R$ 1 milhão no dia anterior e a terceira, dia 7 de fevereiro, de R$ 2 milhões.

O presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Mário César, chegou a questionar a suplementação de R$ 17,6 milhões, alegando que houve “remanejamento” de verba, o que só poderia ser feito com prévia autorização legislativa.

Em dezembro do ano passado, os vereadores aprovaram uma emenda que mudou o critério de suplementação, reduzindo de 30% para 5% a abertura de créditos adicionais a serem utilizados ou transferidos de uma rubrica para outra pela Prefeitura sem que as transações financeiras passem pelo crivo da Câmara Municipal.

A medida reduziu a autonomia do chefe do Executivo Municipal. No total, Bernal só pode suplementar até R$ 135 milhões, o que correspondente a 5% do Orçamento de R$ 2,7 bilhões para o ano de 2013.

 

Prefeitura cancela contrato para fornecimento de combustível
A Prefeitura de Campo Grande cancelou o processo de licitação, na modalidade de pregão presencial, para contratação de empresa especializada na prest...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


Enquanto o Sr. prefeito manda passar o trator nos barracos de trabalhadores, que ganham $ 600,00 por mês, Ele faz compra de um apartamento de luxo de 1.700.000 Reais, em menos de 3 meses que chegou na prefeitura de campo grande ms. E ai campo grandenses? é isso mesmo que vcs. queriam? Deus abençõe que sai logo esta cassação. nao aguento mais, não pretendo esperar 4 anos.
 
maria da silva em 17/03/2013 20:50:29
Ué não entendi o Bernal não estava preocupado com as finanças da Prefeitura? Corte de gastos? Então porque cancelou a licitação da gestão anterior onde a gasolina era mais barata?
O sujeito deu muito na cara não esperou nem 3 meses para se arranjar em um apartamento milhonario, que sanha por dinheiro heim tá louco, eu não votei nisso Graças Deus.
 
Thiago Rezende em 16/03/2013 12:31:31
Que absurdo julgarem o prefeito em tão pouco tempo de administração.Precisam deixár ele trabalhar para o povo é só acreditar e apoiá-lo,mas os políticos inconformados com a perda estão fazendo de tudo para o prefeito não trabalhar para o povo.Acorda Campo Grande! vcs virão a redução 30 a 5 porcentos, vcs sabem forão os vereadores que julgam o prefeito,e não ajudam e foram eleitos para trabalharem para o povo.

Se o MP do estado funcionasse o estado estaria sem seus politicos , pois estarião todos respondendo pelo descaso com a população e a corrupção . acorda MS
Apresentem Provas! Cadê inscrição imobiliária deste imóvel?Qual endereço? Aonde aparece nome do prefeito como proprietário do imóvel? É muito fácil acusar, o difícil e provar.Difícil também se conformar com a derro
 
Sheila yavary eguez em 16/03/2013 10:48:17
Não adianta chorar o leite derramado, é este o resultado quando se elege para prefeito em uma cidade de quase 1.000.000 de habitantes, um locutor de rádio sem capacidade de administrar uma cidade com tantos problemas na área da saúde e saneamento básico. O Bernal pode ser um excelente comunicador do rádio, com sua voz suave, no seu programa matinal, mas para gerir uma capital, é preciso ser bom administrador, é como se fosse uma grande empresa nas mãos de uma pessoa que não sabe gerir nem as finanças da sua própria casa.
Mas em quanto a maiorias dos eleitores forem semi analfabeto, teremos outros Bernal prefeito, outros tiririca no congresso nacional, outros Renan presidindo o senado.
Por este motivo que sempre seremos um país em desenvolvimento, ou sempre um país do futuro
 
Lorival Costa Correa em 16/03/2013 09:55:57
Povo de Campo Grande...parem de anarquia....se é falta do que fazer, os postos de Saúde estão prescisando de médico.....pois os adeptos do Nelsinho não querem trabalhar........e tem muita gente que querem oportunidades e são às vezes até mais competentes do que estes que se dizem médicos que só sabem olhar na cara da gente e receitar dipirona.........ACORDA CAMPO GRANDE.


 
Francisco Carlos Godoy em 16/03/2013 09:13:18
Quem votou nele devia ser surrado em praça publica para aprender votar !!!!! piada esse prefeito e o vice pior ainda !!
 
Sérgio Camargo em 16/03/2013 08:39:43
Quem vota em corrupto não é vitima, é cumplice.

Quem votou nele, que viva com sua escolha agora...
 
Jean Lima em 16/03/2013 08:39:11
Cuidado nós podemos fazer justiça..." Fernando collor" Sr lembra Alcides Bernal lembra ?
 
henrique marques da silva em 16/03/2013 08:30:01
QUE VERGONHA PARA OS ELEITORES QUE CONFIARAM EM VOCE BERNAL.
 
hermes canhete em 16/03/2013 08:23:01
QUANDO SE COLOCA UM CARA QUE QUER TRABALHAR TODO MUNDO PROCESSA METE O PAU, CAÇA AS COISAS QUE NÃO EXISTE, QUANDO O NELSON TRAD ESTAVA LA, E NÃO FEZ NADA POR CAMPO GRANDE NINGUÉM LEVOU NADA PRA NINGUÉM, NÃO INVESTIGARAM, VAMOS FAZER O SEGUINTE, VAMOS MEXER NO PASSADO SE ELE ESTIVER LIMPO AI SIM A GENTE MEXE NO FUTURO, OU MELHOR NO COMANDO DE HOJE.
 
willyan antunes dos santos em 16/03/2013 08:22:40
Não vejo nada de erado pessoal deixa o homem trabalhar!...pois aqui em bonito,o ministerio publico ,feis vista grossa ,ou de sego com o aconte cimento ...das eleições suplementar...ou ve muita compra de votos denucias,provas e ele hoje sera dipromado,o mesmo candidato em que aqui teve apoio de Bernal!!!!!!!!!e aqui o antecesor..do( pmdb )pintou,bordou e ninguem feiz nada..nois que ascistimos o julgamento de Mercia ficamos com uma pergunta no ar....eles tem muito que aprender...ainda ou eles nem se quer acistirão o julgamento............
,
 
marcos arguileira em 16/03/2013 06:39:03
É isso ai, esse incompetente do prefeito esta se mostrando, e se não parar a coisa vai ficar pior, justiça nele. e também em alguns na câmera de vereadores.
 
ricardo medeiros em 15/03/2013 23:51:54
Adianta reclamar agora, pensem bem antes de votar da próxima!
 
Caroline Silva em 15/03/2013 23:21:23
MP só investiga quem quer... Se o bernal fez algum gato, o Nelsinho e seus companheiros fizeras muito mais... Mas o MP prefere atirar no radialista do que nos que mamaram na teta munícipe por 8 anos... Hipocrisia legal!
 
Alexandro Stein em 15/03/2013 22:12:43
comcordo com vc joao do carmo que as placa que sta na rua se para e olhar bem tem a letra-- A-e a B.de ponta cabeça o nome dele isso e uma coisa que nao podi acontecer o ministerio publico tem que veriguar isto urgente e tita esta placa da rua e propagando do nome dele nao da prefeitura srºALCIDES BERNAL. vc vai ser casado logo...
 
JOSE PEDRO em 15/03/2013 21:54:21
Ah, o mesmo MPE que fechou os olhos ao vídeo divugado 2 anos atrás, onde um certo figurão ostentava mal feitos em conluio com o então procurador gerla de justiça, com desembargadores do TJ e com o governador? É este mesmo MPE que levanta ofensiva contra o prefeito?
 
Jessyca Alves Pereira Umar em 15/03/2013 21:31:08
Que absurdo julgarem o prefeito em tão pouco tempo de administração.Precisam deixá-lo trabalhar,pois ele quer trabalhar para o povo é só acreditar e apoiá-lo,mas os políticos inconformados com a perda estão fazendo de tudo para o prefeito não trabalhar para o povo.Acorda Campo Grande!Sem falar nesses vereadores que julgam o prefeito,mas não ajudam e foram eleitos para trabalharem para o povo.
 
Dilamar A.Lopes em 15/03/2013 21:18:02
Se o MP do estado funcionasse o estado estaria sem seus politicos , pois estarião todos respondendo pelo descaso com a população e a corrupção . acorda MS
 
thompson rosas em 15/03/2013 20:53:27
Enquanto isso na escola aonde eu trabalho é a terceira vez que a equipe tira do próprio bolso para comprar o gás e não deixar os alunos sem comer.
 
Giovanna Moraes em 15/03/2013 20:26:03
agora não adianta chorar, vces votaram agora aquenta pior é que todos vão ter que aquentar,cade o B.
 
Geni Teodorico Ramao em 15/03/2013 20:15:28
QUANTO COMENTÁRIO MALDOSO.....SÓ O PEDRO BRAGA ESTA CERTO....HAHAHAHAHAAH...PEDRO, VOCÊ ESTÁ EM CAMPO GRANDE???? ORA O BERNAL PEGOU A CASA EM ORDEM...E EM APENAS DOIS MESES JÁ DEMOLIU BOA PARTE....PENSO QUE ELE PODE ATÉ TER BOA VONTADE...MAS DE BOA INTENÇÃO O INFERNO ESTÁ CHEIO...ESSE BERNAL NÃO CUMPRIR OS 4 ANOS...

QUER APOSTAR?
 
JOELSON SANTOS em 15/03/2013 19:56:10
gente toda gestão só começa colocar a casa em ordem depois junho, obras novas só começam no meio do ano ainda mais quando o prefeito eleito pega um municipio que foi comandado por tantos anos com o mesmo partido, tem q entender.governar não é brincadeira! criticar o trabalhos dos outros não leva a nada, e esses vereadores que ficam só atrapalhando o trabalho do prefeito eleito, deveria é ajudar, no lugar de atrapalhar campo grande agrade
 
amora silva em 15/03/2013 19:46:28
ISSO EU JA ESPERAVA ,SE NA CAMPANHA JA TINHA UM MONTE DE VIDEO FALANDO SOBRE O CARATER DESSE HOMEM,MAS NINGUÉM QUIS VER,PREFERIRAM SER ILUDIDOS COMO NUM CONTO DE FADAS.ELE É UM MAL CARATER, DITADOR E TA FAZENDO MINHA CIDADE SOFRER COM ESSA INCOMPETENCIA AMBULANTE.
 
ROSIMEIRE DA SILVA HONÓRIO em 15/03/2013 19:28:00
Apresenta Prova! Cadê inscrição imobiliária deste imóvel? Qual endereço? Aonde aparece o nome do prefeito como proprietário do referido imóvel? É muito fácil acusar, o difícil provar tal fato. Difícil também se conformar com a derrota sofrida pelo partido que comandou o destino da nossa Campo Grande por mais de 20 anos.
 
Elézio correia em 15/03/2013 19:22:14
Para comentar o desconhecido é primordial entender um pouco dos trâmites Legais, tem muita "matéria" nessa reportagem.Edital nº 013/2013
A 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Campo Grande/MS torna pública a instauração de Inquérito Civil, que se encontra à disposição na Rua da Paz, 134 -Centro, nesta capital.
Inquérito Civil nº 021/2013
Requerente: Ministério Público Estadual
Requerido: Prefeitura Municipal de Campo Grande e Câmara Municipal de Campo Grande
Assunto: Apurar eventual irregularidade na abertura de crédito suplementar sem autorização legislativa pelo Poder Executivo Municipal, bem como eventual omissão no exercício do controle externo pelo Poder Legislativo Municipal.
Campo Grande, 13 de março de 2013.
ALEXANDRE PINTO CAPIBERIBE SALDANHA
 
leticia fernanda em 15/03/2013 19:19:18
PARAGUAI SEM PUDOR JA TIVEMOS UM QUE ATRASOU O ESTADO AGORA APARECE ESTE QUE NA CAMPANHA DIZIA QUE ERA FALTA DE PLANEJAMENTO ,NAO SABE GERIR NEM SUA CASA ,NAO CONSEGUE NEM SECRETARIOS TCHAU PERALTA SEUS DIAS SERAO CURTOS E SUAS NOITES LONGAS
 
ALEX PEIXOTO VARGAS em 15/03/2013 19:03:45
isso é o que eu esperava! o bernal num fez nada de bom como vereador como podia fazer como prefeito! as propostas dele era inferiores em tudo, e tinha muita demagogia, nunca mostrou como ia fazer as coisas, como ele vai fazer marcação de consultas nas farmacias? que sistema ele ia usar,! é claro que ele nunca pensou nessas coisas só bla bla bla. todos foram bem avisados na campanha sobre essas coisas agora 4 anos muito lentos sem obras e polemica nos esperam!
 
samuel vosni em 15/03/2013 18:59:15
Que o ilustre promotor de justiça investigue também a auto promoção do prefeito nas placas da prefeitura, onde se vê a letra "A", seguida de um formato de coração, que nada mais é do que a letra "B" com a face virada para cima.
 
João do Carmo em 15/03/2013 18:56:19
É.. mas nossos 'CARÍSSIMOS' vereadores tambem tão fazendo por merecer... merecer a porta da rua e sair junto com o prefeito..
 
Lucio Santander em 15/03/2013 18:38:47
e o bernal??? já esta começando a falir campo grande kkkkkkk
 
ELY MONTEIRO em 15/03/2013 18:27:38
Decepção que ninguém esperava? Pelo amor... Esse cara tá aí na Prefeitura porque VOCÊS colocaram ele lá.
Isso que dá fazer brincadeira com o voto. Muita gente deu duro pra conquistar a democracia e agora é a palhaçada de votar sem ter mão na consciência. E isso é só o começo do mandato do nosso super prefeito... Nem vou discutir os aburdos financeiros da vida dele, mas parece que nem isso tem mais importância pro brasileiro. A corrupção e a falta de ética viram o cotidiano nosso e não estamos nem aí. Vírgula, eu não brinco com coisa séria. Muito bem Campo Grande, vocês sabem votar mesmo!
Quero mesmo é que o Ministério Público abra a vida do cara inteira... Isso é só a ponta do iceberg.
 
Pedro Palhano em 15/03/2013 17:56:36
O pior é que nas próximas eleições as pessoas ainda vão votar em qualquer bandido que fale firme e invente mentiras sem fundamentos. Foi assim com o lula, foi assim com o bernal e vai continuar sendo enquanto os brasileiros não aprenderem que não se vota em quem tem propagandas mais bonitas e sim em quem fundamenta suas propostas
 
Pedro garcia em 15/03/2013 17:51:15
Será que tem como devolver o apartamento ??
 
Ricardo Schell em 15/03/2013 17:46:11
QUEM MUITO QUER, TUDO PERDE, É MELHOR TER POUCO E CRESCER COM DEUS, DO QUE COM QUERER ABRAÇAR O MUNDO SOZINHO COM SOMENTE DOIS BRAÇOS, NÃO É FÁCIL ADMINISTRAR UMA CAPITAL, ONDE CONCENTRAM TODOS PROFISSIONAIS, ATIVIDADES, EMPRESÁRIOS E MUNÍCIPES EM GERAL, TUDO ISSO É A FAMÍLIA DO PREFEITO, QUE TEM TER UMA EQUIPE PREPARADÍSSIMA, FECHAR TODAS TORNEIRAS, ATÉ POR A CASA EM ORDEM, GENTE O PRAZO PARA QUE ISSO ACONTEÇA É DE NO MÍNIMO UM ANO, LEMBRAM QUE O ANDRÉ, SOFREU NA PRIMEIRA GESTÃO MUNICIPAL, DEPOIS SOFREU NO ESTADO, ISSO ESTA ACONTECENDO COM O BERNAL, E QUALQUER, QUE PEGAR MUDANÇA BRUSCA, VAMOS ORAR PARA ELE, QUE DEUS ILUMINE ELE, QUEM GANHARÁ NISSO, SERÁ NÓS, DEUS O ABENÇOE, ENTREGUE SE A DEUS, QUE TUDO SERÁ MARAVILHAS.
 
PEDRO BRAGA em 15/03/2013 17:39:23
Minha primeira decepção foi quando ele chamou aquele secretario envolvido em escândalos, depois disso, só frustração...
 
André Lima em 15/03/2013 17:39:01
Lamentavel !!! mas fazer o que diante de uma eleição onde nao havia nenhum candidato capaz de fazer propostas construtivas para nossa cidade. infelizmente temos que ficar vendo e ouvindo noticiarios ruins sobre uma administração, no fundo quem leva a pior somos nos e eles migram de um partido para outro fazendo o povo de troxas, que esperam ha mais de 30 anos pelo menos por uma saúde melhor...
 
Eliseu Cruz em 15/03/2013 17:35:46
Agora o Bernal vai colocar em quem? na justiça? n Ministério público? Bernal foi a decepção que ninguém esperava. E fica querendo ganhar tempo falando que os vereadores estão atrapalhando seu governo.
 
Juarez Goncalves em 15/03/2013 17:29:15
E o Bernal??? Cadê???? Alguém já viu ele trabalhando????
 
wangley de souza do nascimento em 15/03/2013 17:27:03
Se correr o "bicho pega", se parar o "bicho come". Que pena; os eleitores colocaram tanta fé no Bernal e até agora ele não fez nada, a não ser envolver-se em escândalos, que pena prefeito. Enquanto isso o mato cresce e as ruas estão se acabando em buracos. Parecia que seria diferente, "pobre Collor".
 
Gilberto Ozuna em 15/03/2013 17:19:38
Vejam a Cara do Olarte querendo a vaga kkkkkkkkkkkkk