ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 28º

Política

Ministra dos Povos Indígenas volta a MS para participar de Assembleia Terena

Encontro acontecerá entre os dias 15 a 18 de novembro, na aldeia Cabeceira, em Nioaque

Por Jhefferson Gamarra | 11/11/2023 10:29
Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara em sua última passagem por MS (Foto: Alex Machado)
Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara em sua última passagem por MS (Foto: Alex Machado)

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, retorna a Mato Grosso do Sul na próxima semana para participar da Grande Assembleia do Povo Terena, agendada para os dias 15 a 18 de novembro de 2023, na aldeia Cabeceira, em Nioaque, a 179 quilômetros de Campo Grande.

O evento, organizado pelo CONS (Conselho do Povo Terena), integrante da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) no estado, reúne caciques, lideranças indígenas e representantes de outros povos para discutir a luta pelos direitos originários e a política indigenista adotada pelo atual governo.

A ministra participará de discussões relacionadas ao "Território” na Conjuntura Política Nacional no dia 16 de novembro, às 08h. Ao lado de Sônia Guajajara, personalidades de destaque no movimento indígena estarão presentes, como o secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, natural de Mato Grosso do Sul. A deputada federal Célia Xakriabá, o coordenador executivo da APIB Kleber Karipuna, a deputada federal Juliana Cardoso e o coordenador jurídico da APIB Maurício Terena.

O evento conta com o apoio de lideranças indígenas de diferentes povos do estado, incluindo Kinikinau, Kadiweu, Kaiowa, Guarani Ñandeva e Guató. Juntos, reafirmam compromissos com a luta pelo território tradicional e a busca constante pelo bem viver, respeitando os modos de vida de cada povo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias