ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Servidores sob investigação de desvio de verbas são exonerados do Ministério de Turismo

Marco Antonio Brito | 20/08/2011 14:27

Além dos quatro funcionários, ministro Pedro Novais pediu também a exoneração de diretora presa na operação na PF

Quatro servidores do Ministério do Turismo, em Brasília, foram exonerados nesta sexta-feira pelo ministro Pedro Novais. Eles estão sendo investigados na operação Voucher, desencadeada pela Polícia Federal, por suposto envolvimento em desvio de verbas em convênios e pasta. Além dos servidores, o ministro pediu também à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, a exoneração de uma diretoria que havia sido presa na operação.

Dos quatro servidores exonerados, apenas uma era funcionário de carreira e deve responder a processo administrativo. Se for confirmada sua participação nas irregularidades, ela poderá ser demitida.

Seguindo o G1, 35 pessoas já foram presas pela Polícia Federal por suspeita de participação no suposto esquema de desvio de recursos na pasta de Turismo. As investigações se iniciaram em abril, a partir de levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), quando foram identificadas irregularidades em um convênio de R$ 4,445 milhões entre o Ministério e o Ibrasi - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável. A finalidade do convênio era qualificar 1,9 mil profissionais de turismo no Amapá.

A PF também teria identificado direcionamento de contratações a empresas que fariam parte do suposto esquema de desvio; ausência de preços de referência; não execução ou execução parcial de serviços; pagamentos antecipados; fraudes nos comprovantes de despesas; e falhas na fiscalização do convênio. A estimativa é que R$ 3 milhões tenham sido desviados. Funcionários do Ibrasi, empresários e donos de empresas de fachada estão entre os detidos.

(Com informações do G1)

Nos siga no Google Notícias