ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ministros Flávio Dino e Cida Gonçalves vêm a MS na próxima semana

Dino (Justiça e Segurança Pública) e Gonçalves (Mulheres) têm agendas que envolvem segurança pública no Estado

Guilherme Correia e Caroline Maldonado | 24/08/2023 12:10
Cida Gonçalves (Mulheres) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) em eventos (Foto: Valter Campanato/Marcelo Camargo)
Cida Gonçalves (Mulheres) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) em eventos (Foto: Valter Campanato/Marcelo Camargo)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e a ministra Aparecida Gonçalves (Mulheres) têm agenda confirmada em Mato Grosso do Sul na próxima segunda-feira (28). Eles têm participação prevista em ações do programa Escola Segura em Campo Grande, Dourados e Corumbá. A informação foi concedida à reportagem nesta quinta-feira (24) pela vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro (PT).

Além disso, será assinado termo de adesão para implantação da nova Casa da Mulher Brasileira, em Dourados, pela ministra Aparecida Gonçalves, a Cida Gonçalves. O projeto já foi anunciado anteriormente e prevê a construção de local especializado no atendimento de mulheres indígenas, a cerca de 10 quilômetros de distância das aldeias Jaguapiru e Bororó. O investimento é de aproximadamente R$ 16 milhões.

Estão previstas entregas de oito viaturas do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), programa federal que visa diminuir indicadores de criminalidade em regiões metropolitanas do Brasil.

O Pronasci surgiu em 2007, no segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e traz 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade, dando atenção à violência de gênero, étnica, racial, geracional, de orientação sexual, dentre outros, por meio de promoção e intensificação de uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos, além de intensificação e ampliação das medidas de enfrentamento do crime organizado e da corrupção policial e valorização dos profissionais de segurança pública e dos agentes penitenciários.

Estão previstas também outras 69 viaturas com orçamento do Governo Federal, além de kit da Força Nacional, que inclui a entrega de armas. O repasse do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública) de 2023 é de R$ 35.334.706,88.

Também haverá entrega promovida pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), com cinco veículos, sendo SUVs e caminhões e quatro unidades prisionais de baixa complexidade.

A agenda foi definida na noite de quarta-feira (23). O local ainda será definido, mas as agendas têm início às 11h e têm relação com o Programa Nacional de Segurança nas Escolas. A segurança do ministro e comitiva, que deverão chegar na própria segunda-feira, fica a cargo da PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Já nesta quinta-feira, Cida Gonçalves está em Campo Grande para participar de homenagem na cerimônia em comemoração ao aniversário de Campo Grande, no Palácio Popular da Cultura, durante a noite.

A ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) também participa de evento em território sul-mato-grossense, na mesma data, além de Celso Sabino (Turismo), mas os detalhes ainda não foram revelados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias