ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Política

Mobilizados, deputados novatos ganham espaço político no legislativo

Eles conseguiram cargos na mesa diretora e até o comando de comissões importantes

Leonardo Rocha | 17/02/2019 11:51
Deputados Lucas de Lima (SD), João Henrique Catan (PR) e Gerson Claro (PP), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Lucas de Lima (SD), João Henrique Catan (PR) e Gerson Claro (PP), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados novatos da Assembleia, que estão no primeiro mandato, conseguiram se mobilizar antes de começar os trabalhos e desta forma conquistaram espaços dentro das comissões, assim como na própria mesa diretora. O resultado das urnas ajudou este cenário, já que apenas 13 parlamentares foram reeleitos, nove estão estreando e dois retornaram à Casa de Leis.

Já na formação da mesa diretora da Assembleia, os novatos conseguiram os cargos de 2° vice-presidente com Neno Razuk (PTB) e a 3° vice-presidência, que ficou com Antônio Vaz (PRB). Com articulação política dentro do legislativo e do governo estadual, as funções mais importantes ainda ficaram com os experientes, tendo Paulo Corrêa (PSDB) na presidência e Zé Teixeira (DEM) na primeira-secretaria.

Na composição das comissões, os novatos conseguiram indicações e até o comando de grupos importantes. João Henrique Catan (PR), por exemplo, ganhou uma das vagas da tão concorrida CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), assim como a presidência da comissão da Comissão de Finanças e Orçamento.

Setores - Outro tema importante dentro da Casa de Leis, teve o novato Antônio Vaz (PRB) como novo presidente, que é da Comissão de Saúde. Ele ficou a frente de “veteranos” como Felipe Orro (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Renato Câmara (MDB). Já na Comissão de Meio Ambiente. O comandante será Lucas de Lima (SD).

Responsável por acompanhar o planejamento do governo, a Comissão de Execução Orçamentária ficará com Gerson Claro (PP). Já no (comissão) Controle da Eficácia Legislativa, outro novato, Evander Vendramini (PP), disputa a presidência do grupo de trabalho, com José Carlos Barbosa (DEM).

Articulação – Esta boa participação nas comissões e até mesa diretora se deve a mobilização dos parlamentares, que antes de começar os trabalhos, fizeram um grupo político chamado “G-10”, que pelo número de integrantes, consegue indicar dois representantes em cada comissão, com chances reais de comandar os grupos de trabalho.

Nos siga no Google Notícias