ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Modernização deve continuar, defendem Tribunais de Contas

Carlos Martins | 14/11/2012 08:23
Conselheira Marisa Serrano defendeu a continuidade do Promoex (Foto: Fabi Rezek)
Conselheira Marisa Serrano defendeu a continuidade do Promoex (Foto: Fabi Rezek)

A conselheira Marisa Serrano (TCE-MS) aproveitou a presença do representante da ministra Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) o assessor especial Valter Correia da Silva durante o 3º Encontro Nacional de Tribunais de Contas para pedir que o ministério continue apoiando e auxiliando os tribunais de contas e renove o Promoex (Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados e dos Municípios Brasileiros). O programa, um convênio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com o ministério, foi lançado em 2003 e começou a ser executado em 2004, se estendeu até 2011, quando foi prorrogado por mais um ano e deve terminar em dezembro próximo.

O assessor da ministra e chefe da Assessoria Especial para a Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ouviu o apelo, mas não quis se manifestar oficialmente. A conselheira Marisa disse que tem mantido contato com a ministra que viria a Campo Grande para proferir palestra durante o encontro, mas que por motivos de agenda não pode comparecer e foi representada pelo assessor, que ministrou a palestra “A Eficiência do Gasto Público”.

“Estamos discutindo com a ministra Miriam Belchior, com todo o ministério para que este projeto continue e os tribunais de todo o pais, que trabalham com os governos estaduais e prefeituras, possam continuar a ter esta interface com o ministério. É a forma que os tribunais de contas têm de melhorar seu conhecimento, de disseminar boas práticas e, portanto, melhorar a efetividade do gasto público”, disse a conselheira, que também integra o Conselho Fiscal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

Também presente ao encontro, que termina na tarde desta quarta-feira, o conselheiro do TCE de Mato Grosso Valter Albano destacou a importância do Promoex para os tribunais. Ele ressaltou que o programa foi responsável por dois importantes processos: primeiro, permitiu a integração dos tribunais de contas de todo o País. Depois, também definiu em âmbito nacional a padronização de vários procedimentos, entre as quais a auditoria e gestão. “Os tribunais pleiteiam a renovação da parceria em nova fase para melhorar a transparência e o acesso da informação”, explicou Albano.

Segundo o conselheiro mato-grossense, o apoio por meio da renovação do programa é necessário, pois são necessários investimentos para a criação de grupos que atuarão nos municípios, para que levantem informações e possam disponibilizá-las para que os tribunais atuem como um canalizador, divulgando estas informações para o cidadão em seus portais. “Por isso é necessário dinheiro, apoio financeiro para que os municípios possam formar estas comissões”, observou o conselheiro Valter Albano.

O conselheiro presidente do TCE/TO e presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Severiano Costandrade, também reforçou a reivindicação e solicitou ao assessor que leve a ministra o pedido de continuidade da parceria por meio do Promoex. “Em 2011 os tribunais de contas foram responsáveis pela fiscalização na aplicação de R$ 500 trilhões”, revelou, justificando a necessidade de se investir mais na gestão da aplicação dos recursos públicos.

A conselheira Marisa Serrano enfatizou que os tribunais avançaram muito em seu papel. Se até pouco tempo atrás a questão era quanto à legalidade das contas, agora deve se observar também a eficiência dos gastos em relação à satisfação da sociedade, saber se o dinheiro está sendo bem gasto. “Eu digo que não há democracia sem melhoria da gestão dos gastos públicos. Os tribunais têm que começar a analisar, não só a legalidade do gasto, mas principalmente a garantia de que a gestão pública está sendo bem executada”.

Ao mesmo tempo em que reconhece que o acompanhamento das políticas públicas não é uma coisa fácil de fazer, a conselheira diz que esse controle é fundamental para o País. “Temos que saber se as políticas públicas estão sendo incorporadas ao cotidiano da população. Saber se a população está contente com o gasto que seus mandatários estão fazendo com seu dinheiro, dinheiro de seus impostos”.

Finalizando, Marisa Serrano ressaltou que o pleito dos tribunais é que o Ministério do Planejamento, que trabalha justamente o ganho de produtividade e qualidade da gestão, continue com a parceria que foi fundamental para a união dos tribunais, na melhoria do controle do gasto público e da efetividade da gestão. “É claro que queremos que continue este projeto. Nós esperamos que o ministério esteja sensível a essa questão e possa continuar essa parceria que tem sido feita até agora”.

Nos siga no Google Notícias