ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Moka cobra agilidade do governo na liberação de recursos

Paulo Fernandes | 15/03/2011 18:54
“Alguns prefeitos estão esperando dinheiro há quase um ano”, diz o senador Waldemir Moka (foto: arquivo)
“Alguns prefeitos estão esperando dinheiro há quase um ano”, diz o senador Waldemir Moka (foto: arquivo)

Em pronunciamento nesta terça-feira no Congresso Nacional, o senador Waldemir Moka (PMDB) cobrou agilidade do governo na liberação de recursos para socorrer municípios atingidos por catástrofes.

Moka afirmou que os problemas causados pelas chuvas dos últimos dias em Mato Grosso do Sul têm preocupado o governador André Puccinelli, prefeitos, produtores e população e reclamou que a maioria dos municípios afetados pelas chuvas em 2010 não recebeu nem um centavo da ajuda prometida.

“São problemas que não permitem demora para solucioná-los. Eles mexem com a vida das pessoas e com a economia de um Estado inteiro”, afirmou. “Alguns prefeitos estão esperando dinheiro há quase um ano”.

A estimativa do governo do Estado é de que os estragos provocados pelas chuvas em 20 municípios podem chegar a R$ 200 milhões.

Oito cidades decretaram estado de emergência e outras 12 devem fazer o mesmo até o fim de semana, segundo a assessoria de imprensa do senador.

Moka acredita que a safra de soja terá queda de 50% neste ano, com prejuízos de R$ 1,5 bilhão.

Antes das chuvas, a previsão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) era de colheita de uma supersafra de 5,6 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso do Sul.

O senador lembrou que a cheia no Pantanal poderá agravar ainda mais a situação. “Fazendas que em anos anteriores não eram atingidas pelas águas, agora estão ilhadas. Esse fator vai comprometer a produção de carnes, principalmente”, disse.

Moka afirmou que sem as medidas imediatas e objetivas do governo federal para ajudar os prefeitos a reconstruírem as cidades e aos produtores renegociar dívidas com o Banco do Brasil “Mato Grosso do Sul poderá ter um dos piores anos de sua história”.

Nos siga no Google Notícias