Moka é relator de emenda constitucional que unifica polícias
Senador propõe amplo debate no Congresso para busca consenso
O senador Waldemir Moka (PMDB) é o relator, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, da PEC 102 (Proposta de Emenda à Constituição) que permitirá a unificação das polícias pela União e os Estados, criando uma única instituição de prevenção e repressão ao crime.
O senador informa que começou a analisar o texto esta semana e ainda não tem prazo para concluir o relatório. “É uma assunto que irá provocar inúmeros debates e discussões e pretendo fazer isso ouvindo todos os envolvidos, principalmente a sociedade”, destaca.
Para o autor da proposta, senador Blairo Maggi, o modelo existente é ineficaz, burocrático e oneroso. “Há sobreposição de trabalho e essa rotina já não atende satisfatoriamente a sociedade, que nos dias atuais clama por agilidade”, argumenta o senador.
Moka explica que a PEC é produto da análise e discussão de todas as proposições que tramitam há décadas no Congresso Nacional. “É preciso reestruturar os órgãos de segurança pública, de tal forma que o Estado atenda melhor a população”, afirma.