ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Na Capital, Damares lança programa com verba estadual, mas "expertise federal"

O Qualifica Mulher, que já existe desde 2020, abrirá mais 5 mil vagas para atender mulheres

Caroline Maldonado e Flávio Veras | 24/11/2021 10:46
Hoje, a ministra irá participar de dois eventos na Capital. (Fotos: Paulo Francis/Campo Grande News)
Hoje, a ministra irá participar de dois eventos na Capital. (Fotos: Paulo Francis/Campo Grande News)

A ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, chegou em Campo Grande nesta manhã (24), para participar de dois eventos que marcam o detalhamento de programas sociais que tem o objetivo de proteger mulheres e crianças em vulnerabilidade social.

Entre os anúncios, está a divulgação da abertura de 5 mil vagas no Programa Qualifica Mulher, que tem o objetivo de realizar formação profissional para mulheres que passaram por abusos e violência doméstica.

A iniciativa, que é bancada com recursos estaduais, tem o objetivo de garantir independência financeira a essas vítimas, para que elas tenham a capacidade de sair desse núcleo violento. Segundo a assessoria do Governo do Estado, o Ministério tem um papel de parceria, contribuindo com a expertise técnica para realização do programa.

“O projeto visa formar uma rede de parcerias com o poder público federal, estadual, distrital e municipal, entidades e instituições privadas, para fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo, para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade”, explica o governo federal.

Os eventos estão sendo organizados pelo deputado federal Luiz Ovando (PSL), que pertence à bancada governista na Câmara. Na abertura do evento desta manhã, o parlamentar também enalteceu outra iniciativa, dessa vez, bancado com recursos federais. segundo ele, o Programa Famílias Fortes tem objetivo de promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

“O programa é executado por meio de parcerias com os municípios, organizações da sociedade civil e instituições federais. Daí a importância de os gestores municipais, especialmente, entenderem como funciona o Famílias Fortes para que seja implementado na maioria das cidades”, detalhou Ovando.

Já o Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Coelho, afirmou que a medida também tem uma importância fundamental na formação de adolescentes e jovens adultos. “Gasto com a infância e adolescência, não pode ser considerado despesa, mas sim, investimento. Por exemplo, atualmente, adolescentes em conflito com a lei custa ao Estado brasileiro o valor de R$ 12 a 14 mil por mês”, complementou.

Nos siga no Google Notícias