ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Nelsinho quer destinar 1,5% do orçamento estadual para ações culturais

Ludyney Moura | 03/09/2014 18:15
"A expectativa no Estado, eu sei, é de 1,5% do orçamento nos quatro anos. Vamos construir isso juntos, esse é um compromisso que eu faço com a categoria", disse Nelsinho (Foto: Divulgação)
"A expectativa no Estado, eu sei, é de 1,5% do orçamento nos quatro anos. Vamos construir isso juntos, esse é um compromisso que eu faço com a categoria", disse Nelsinho (Foto: Divulgação)

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Nelsinho Trad, recebeu um documento do setor cultural de Mato Grosso do Sul, com uma série de reivindicações do setor, detre elas a que pede 1,5% do orçamento estadual para ações culturais.

O candidato, durante agenda de campanha, se comprometeu a implantar política públicas que garantam desenvolvimento ao setor no Estado. Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que tramita no Congresso há quase 10 anos, prevê os repasses dos mínimos para a cultura, baseados na arrecadação de impostos, 2% da União, 1,5% dos Estados e 1% para os municípios.

"A expectativa no Estado, eu sei, é de 1,5% do orçamento nos quatro anos. Vamos construir isso juntos, esse é um compromisso que eu faço com a categoria. É viável, basta o governador querer", destacou o candidato, que lembrou aos presentes ao evento político que na época em que governo Campo Grande, a Câmara Municipal da Capital aprovou o 1% para cultura.

“Vocês têm o meu compromisso com a cultura e o esporte de Mato Grosso do Sul. Esse um por cento de investimento na cultura nasceu em meu gabinete, isso avançou e chegou a ponto que teve que ser efetivado pelo prefeito que me substituiu", disse.

Nelsinho também se comprometeu a construir, se eleito, centros culturais em 20 municípios, sendo nove em cidades-polo das regiões de planejamento e 11 em cidades de menor população. "Já fizemos aqui em Campo Grande. Buscamos recursos em Brasília e construímos o Centro Cultural no Parque do Segredo. Em nossa gestão também idealizamos ações levando a cultura para os bairros, fazendo dança, levando eventos musicais, realizando projetos como a Noite da Seresta, Cidade do Natal e Quinta Gospel, entre outras iniciativas", declarou o candidato, finalizando que pretende manter os festivais de música e cultura que hoje recebem apoio do governo estadual.

Nos siga no Google Notícias