ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

No final do mandato, TRE marca julgamento de prefeito por corrupção

Corte eleitoral definiu data para analisar denúncia apresentada contra Iunes e outras duas pessoas

Por Maristela Brunetto | 29/05/2024 12:00

Material apreendido pela PF com assessor do prefeito; provas foram anexadas à denúncia (Foto: Reprodução)
Material apreendido pela PF com assessor do prefeito; provas foram anexadas à denúncia (Foto: Reprodução)

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) incluiu na pauta da sessão do dia 4, próxima terça-feira, ação que pode resultar em condenação e inelegibilidade do prefeito de Corumbá, Marcelo Aguilar Iunes, e duas pessoas que atuaram na campanha em 2020, quando foi reeleito.

A eles são imputados os crimes de crimes de corrupção eleitoral e falsidade ideológica eleitoral, que, somados, preveem pena de até 9 anos, além de multa. Por se tratar de um julgamento colegiado – o TRE tem sete magistrados – havendo condenação, o prefeito ainda pode ficar inelegível por oito anos.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Eleitoral no ano passado, apontou que Iunes teria cometido delito eleitoral em pelo menos 24 situações, sendo indicados como coautores de condutas o servidor comissionado Marconi de Souza Junior,  e a então secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Gonçalves Leão, responsável pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

A Polícia Federal realizou uma operação em novembro daquele ano e acabou por apreender material apontando a oferta de vantagens a eleitores em troca de votos, situação que prejudica a isonomia na disputa eleitoral.

Foram apreendidos valores junto com dados de eleitores; houve quebra de sigilo de mensagens, revelando diálogos sobre atendimento médico prioritário a aliados na época da eleição, provas que foram incluídas na denúncia que será analisada pelo TRE. A sessão está marcada para as 17h.

Nos siga no Google Notícias