ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

No PT até Delcídio tem de coletar assinaturas para poder ser candidato

Josemil Arruda | 10/04/2014 18:11
Delcídio superou as 850 assinaturas mínimas dos petistas para ser candidato (Foto: arquivo)
Delcídio superou as 850 assinaturas mínimas dos petistas para ser candidato (Foto: arquivo)

Atendendo a uma resolução nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), os 40 petistas que pretendem concorrer nas eleições deste ano em Mato Grosso do Sul, inclusive o senador Delcídio do Amaral, pré-candidato a governador, tiveram de correr atrás de filiados em busca de assinaturas mínimas. Os abaixo-assinados pró-candidatura são pré-requisito para que os nomes dos aspirantes a cargos eletivos tenham seus nomes submetidos à convenção, que, no caso do PT, tem o nome de Encontro Estadual e será realizado no dia 18 de maio.

O secretário de Organização do Diretório Regional do PT, Alex Silva, não soube informar com precisão a quantidade de assinaturas que Delcídio obteve dos filiados do PT para ser candidato a governador, mas garantiu que superou com ampla margem o mínimo necessário. “O mínimo para o Delcídio era de 850 assinaturas, mas passou muito esse número”, assegurou.

No caso de Delcídio, o abaixo-assinado dos filiados petistas foi entregue na sexta-feira (4) passada, enquanto dos candidatos a deputado estadual e federal ocorreu até o dia 20 de março, quando terminou o prazo. “Todos os candidatos precisam do aval do Encontro Estadual, que é soberano para aprovar ou não os nomes”, explicou Silva.

O PT tem hoje cerca de 30 pré-candidatos a deputado estadual, com a lista sendo puxado por três atuais integrantes da Assembleia Legislativa, Pedro Kemp, Cabo Almi, Laerte Tetila e Amarildo Cruz.

Já na disputa pelas vagas da Câmara Federal, a lista atualmente tem oito nomes, sendo encabeçada pelos deputados Vander Loubet e Antônio Carlos Biffi.

Como a legislação permite o lançamento do dobro das vagas para cada órgão legislativo, em caso de coligação eleitoral, segundo Alex Silva, é provável que o PT faça alianças nas chapas proporcionais.

Nos siga no Google Notícias