ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 13º

Política

Nome próximo à prefeita, Tenente Portela assume PL da Capital em ano eleitoral

Braço direito de Jair Bolsonaro comanda a Defesa Civil e pode dar forcinha para apoio à reeleição de Adriane

Por Gabriela Couto, Ângela Kempfer e Caroline Maldonado | 15/02/2024 18:12
Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro recebendo o coordenador da Defesa Civil e presidente do PL de Campo Grande, Tenente Portela (Foto: Instagram) 
Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro recebendo o coordenador da Defesa Civil e presidente do PL de Campo Grande, Tenente Portela (Foto: Instagram)

Depois de Aparecido Andrade Portela, o “Tenente Portela”, ser nomeado na Prefeitura da Campo Grande, pareceu claro o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP), embora o Partido Liberal dizer que não.

Nesta quarta-feira (14), o presidente do PL em Mato Grosso do Sul, deputado federal Marcos Pollon, gravou vídeo ao lado do tenente e divulgou nas redes sociais que quem vai decidir qual será o candidato aqui na Capital será Bolsonaro.

As imagens fazem parte do momento da posse de Portela no comando do diretório municipal do partido do ex-presidente. A indicação teve apoio de Pollon e Bolsonaro. A vice-presidente será Luana Ruiz.

“Lealdade é obedecer quando concorda e quando não concorda”, disse Pollon, sem mencionar, no vídeo, se há impasse dentro do partido. Também não citou nenhum nome dos que almejam o título de “candidato do Bolsonaro".

Ficou claro que Pollon quer demonstrar imparcialidade, mas sem deixar de divulgar quais são os políticos do partido que estarão com o nome à disposição na disputa pela Prefeitura. A ideia é unir a direita em uma única candidatura.

Em outra publicação no Instagram, ele postou fotos dos deputados estaduais João Henrique Catan, Carlos Alberto David, o “Coronel David”, e de Rafael Tavares, que é do PRTB mas vai mudar para o PL. Pollon disse que “confia que os três estão comprometidos com a decisão final” de Bolsonaro.

E é este o desafio que Portela enfrentará. "Vou tentar e quero fazer a unificação da direita em Campo Grande e onde mais puder. Estou fazendo agenda com todos os políticos bolsonaristas para ter esse consenso".

O objetivo é mostrar que os mandatários e apoiadores com a mesma ideologia são leais ao ex-presidente. "Quem o Bolsonaro abençoar com o apoio, essas pessoas vão seguir. Queremos mostrar que são leais, para além da política. Gostando ou não da escolha, vamos agregar todos e ir em torno de quem ele indicar", justificou.

Quem é Portela? - Portela é coordenador de Proteção e Defesa Civil da Capital desde 1º de setembro de 2023, indicado para ocupar o cargo pela senadora Tereza Cristina (PP).

Ele também é suplente da ex-ministra no Senado e foi escolhido por ser homem de confiança de Bolsonaro desde a época em que serviram ao Exército juntos, em Nioaque. A amizade completará 45 anos em agosto.

Liderança forte, Tereza não esconde que pede apoio de Bolsonaro à reeleição de Adriane, em Campo Grande. Vale lembrar que ela também é amiga pessoal e aliada política.

"Sou muito grato a Tereza e a Adriane, que me acolheram. Sei que estou em um cargo político e que a decisão de me manter nele é da prefeita", considerou. Ele disse que não há data para a definição do apoio de Bolsonaro na Capital.

O convite a Portela feito há cinco meses foi estratégico e leva em consideração a lealdade do ex-militar a Bolsonaro. Dentro da legenda o que todos afirmam que Portela deverá aguardar a decisão do ex-presidente.

As convenções estão marcadas para o final de julho. A definição de Bolsonaro para Portela tem que ocorrer antes do prazo de descompatibilização de cargos públicos, para que ele possa disputar as eleições em algum cargo neste ano, reforçando a chapa do partido. No caso do cargo comissionado são três meses antes das eleições, marcadas para o dia 6 de outubro.

****Matéria alterada às 18h53 para acréscimo de informações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias