ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

OAB tenta cassar liminar que permite voto de inadimplentes em MS

Josemil Arruda | 14/06/2014 10:53
Eleição para 56 cargos da OAB-MS acontece nesta segunda-feira (Foto: arquivo)
Eleição para 56 cargos da OAB-MS acontece nesta segunda-feira (Foto: arquivo)

O presidente da Comissão Eleitoral da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Francisco Sgaib, informou esta manhã sua crença de que será cassada na próximas horas a liminar concedida pelo juiz federal Odilon de Oliveira, permitindo que todos os advogados votem na eleição suplementar da próxima segunda-feira (16), independentemente de estarem quites com a tesouraria da entidade.

Neste sábado, a assessoria jurídica do Conselho Federal da OAB está analisando a decisão de Odilon para ingressar com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). “Ainda está em elaboração pelo Conselho Federal, mas acredito que será impetrada hoje ou amanhã para, no plantão do TRF, buscar a suspensão em defesa da regularidade da eleição”, afirmou Sgaib.

Segundo ele, a OAB tem de defender seu Estatuto e o Regulamento Geral que têm regra clara sobre a necessidade de adimplência dos inscritos para votar nas eleições do sistema. “Asseguro que desde o início do pleito o edital é expresso quanto à condição de adimplente para integrar o corpo eleitoral. E há precedente do STJ que defende que esse tipo de norma é interna corporis. A gente acredita que TRF irá reverter essa decisão”, disse.

Caso seja mantida a liminar, conforme Sgaib, serão disponibilizadas urnas para votos em separado dos advogados que estão inadimplentes. “O processo eleitoral será dentro da normalidade e votos computados em urnas separadas”, avisou o presidente da Comissão Eleitoral. Cerca de 11,5 mil advogados estão inscritos na OAB-MS, mas estão quites com a tesourados 8,5 mil. A eleição do dia 16 é para preencher 56 cargos da OAB, que estão vagos desde a "renúncia coletiva" em março contra o presidente Júlio Cesar.

A decisão do juiz Odilon atendeu a pedido liminar em mandado de segurança impetrado pela Associação dos Advogados Trabalhistas e pela Chapa 1, liderada pelo advogado Alexandre Bastos, visando o direito de voto, independente do pagamento da taxa de anuidade para a OAB.

O líder da Chapa 2, Elias Mansour Kamourche, pretende pedir providências à Comissão Eleitoral contra o que chamou de uso da liminar, que garante o voto para todos os advogados, para “fins eleitoreiros”, visto que há divulgação de informação de que a Chapa 1 teria feito o pedido. “Se for para que todo mundo vote, tudo bem, mas não pode uma chapa de colocar como dona da decisão”, advertiu.

Nos siga no Google Notícias