ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Oposição crê que TRF suspenderá eleição da OAB na semana que vem

Josemil Arruda | 07/06/2014 09:37
Crise e eleição na OAB-MS acontece devido contrato de Bernal com Júlio Cesar (Foto: Marcos Ermínio)
Crise e eleição na OAB-MS acontece devido contrato de Bernal com Júlio Cesar (Foto: Marcos Ermínio)

A oposição ainda tem esperança de conseguir suspender a eleição suplementar da seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) marcada para o dia 16 de junho por decisão judicial. Acredita que na semana que vem deve sair decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), nesse sentido.

Trata-se de um recurso contra decisão da juíza da 2ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande que rejeitou a ação proposta por diretores que comandaram a “renúncia coletiva” na OAB-MS e ex-presidentes da entidade, por considerar que houve “ilegitimidade” dos autores. Ela considerou que o Estatuto da OAB, que é lei federal, estabelece que a defesa dos direitos coletivos dos advogados só cabe ao Conselho Federal e não a advogados, individualmente.

Contra essa decisão, a oposição ao atual presidente da OAB-MS ingressou com o recurso no TRF3, sob o número 00040319520144036000, que já está pronto para ser decidido pela desembargadora federal Mairan Maia. Nesse processo, a oposição também pede o afastamento de Júlio Cesar da presidência da entidade.

“Estamos esperando esse resultado dessa ação e ao mesmo tempo estamos fazendo campanha pela ética e coerência na OAB-MS pelas redes sociais, com o discurso de que essas eleições não resolvem problema da instituição, que é momento de manifestar insatisfação com esse remendo feito pelo Conselho Federal”, afirmou Jully Heyder, um dos ex-diretores da OAB-MS que comandaram a renúncia coletiva.

Para ele, as duas chapas que estão disputando a eleição não estão defendendo nenhuma das bandeiras históricas da OAB, como combate à corrupção, moralidade pública e transparência. “Esse discurso que fugiu da Ordem. Como é que candidatos que se dispõe a participar de gestão da Ordem vão dar as costas para questões que representam o espírito da entidade”, criticou. “É que o discurso não cabe mesmo para eles. Se levantarem isso, estarão brigando com o presidente e nenhum deles está disposto a se opor aos desmandos do presidente”, acrescentou.

Os dissidentes deixaram Júlio Cesar isolada na OAB-MS com a “renúncia coletiva” em razão de tratativas contratuais do presidente da entidade, no ano passado, com o então prefeito Alcides Bernal (PP). Na avaliação deles, o contrato foi ilegal e imoral, já que Bernal, como advogado, responde a processos éticos na OAB, inclusive um protocolado pela ex-catadora de lixo Dilá de Souza.

Esse grupo, segundo Jully Heyder, hoje prega o “voto de protesto” na eleição da OAB-MS. “Esse voto de protesto pode ser sob qualquer forma, pode ser nulo, branco ou abstenção”, afirmou o ex-secretário-adjunto da entidade, informando que há uma campanha nas redes sociais pregando essa atitude.

Nos siga no Google Notícias