ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Obras abandonadas e com focos de dengue assustam vereadores

Prédios praticamente prontos estão depredados, tomados por mato, sujeira e infiltrações

Alberto Dias | 13/04/2016 13:38
Grupo de parlamentares vistoriou quatro obras inacabadas nesta terça-feira (13). Foto: (Alan Antunes)
Grupo de parlamentares vistoriou quatro obras inacabadas nesta terça-feira (13). Foto: (Alan Antunes)

Obras inacabadas na região norte de Campo Grande foram vistoriadas por vereadores na manhã desta quarta-feira (13). Em todos os locais visitados o cenário era o mesmo: prédios praticamente prontos, abandonados há pelo menos três anos, tomados pelo mato e sujeira. Até larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontradas, além de moradores de rua utilizando os locais como abrigo. Algumas obras, depredadas, tiveram materiais roubados como louças de banheiros e pisos.

A blitz do projeto Câmara Comunitária abrangeu os bairros Talismã, Nascente do Segredo, Jardim Presidente e também o Jardim Anache, em locais onde deveriam funcionar três Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família).

As irregularidades encontradas foram anotadas, fotografadas e irão compor relatório que embasará a cobrança pela conclusão imediata das obras. “Levantamos quais estão paradas, quanto foi investido e, até a próxima semana, nos reuniremos com o Ministério Público para repassar o caso”, explicou o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB). Conforme o ele, o passo seguinte será agendar uma audiência com o Executivo para cobrar explicações e exigir providências.

As obras estão, em média, 70 a 80% concluídas. “Acreditamos que, com vontade política, é possível entregar tudo pronto num prazo de 90 a 120 dias, ainda nesta gestão”, avaliam os vereadores Chiquinho Telles (PSD) e Edson Kiyoshi Shimabukuro (PTB), que também é engenheiro.

Um prazo curto, que a moradora do Jardim Presidente, Maria Aparecida Borges parece não acreditar. “Eu moro em frente a este prédio que deveria ser o posto de saúde aqui do bairro. Vejo a obra parada há dois anos e meio, o mato crescendo e ninguém aparece. Já pensamos em limpar, mas está trancado”, conta a dona de casa que precisa ir até o bairro Estrela do Sul ou Nova Bahia quando fica doente.

Vereador Roberto Durães (PSC) encontra larvas do mosquito Aedes aegypti em Ceinf do Jardim Anache (Foto: Alan Nantes)
Vereador Roberto Durães (PSC) encontra larvas do mosquito Aedes aegypti em Ceinf do Jardim Anache (Foto: Alan Nantes)

Abandono - Perto dali, no Jardim Anache, a auxiliar de cozinha Maria A. da Silva, reclama a falta de vagas para Educação Infantil. “Minha filha está com 17 anos e nunca frequentou uma creche”, revelou. Ironicamente, ela mora em frente ao prédio quase pronto para abrigar o Ceinf do bairro, na rua Dallas. O caso se repete no Jardim Talismã, onde a obra do Ceinf estava aberta, depredada, com infiltrações e água jorrando. Mato e sujeira também marcam presença na obra, já 70% concluída e com capacidade para atender 200 crianças. Enquanto isso, apenas 50 estudam “provisoriamente” no prédio ao lado.

“Vemos Ceinfs abandonados enquanto 13 mil crianças aguardam vagas na Educação Infantil”, ressaltou a vereadora Carla Stephanini (PMDB). “É o direito das crianças sendo negado com esses equipamentos sociais parados, em quatro anos praticamente perdidos”, prosseguiu. “Estas obras não estão simplesmente paralisadas. Elas estão abandonadas.”, finalizou Stephanini. Também participaram da ação os vereadores Waldecy Batista, o Chocolate (PTB) e Roberto Durães (PSC).

Câmara Comunitária – As blitze de vereadores acontecem às quarta-feiras e chegarão a novos bairros na próxima semana, conforme a direção da casa de leis. As "visitas supresa" são parte da Câmara Comunitária que chegou hoje à quarta edição.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias