ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Olarte afirma que não há motivo para Câmara afastá-lo do cargo

Ricardo Campos Jr. | 13/08/2015 18:23
Olarte diz estar confiante e não acredita em afastamento (Foto: Vanessa Tamires)
Olarte diz estar confiante e não acredita em afastamento (Foto: Vanessa Tamires)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) se mostra confiante diante da Comissão Processante aberta pelos vereadores e da possibilidade de afastamento por ter se tornado réu em ação judicial. Em coletiva na tarde desta quinta-feira (13), ele voltou a afirmar que não há fundamentação no processo aberto pelo MPE (Ministério Público Estadual) e que não há motivo para afastá-lo. “Quem não deve, não teme”, disse.

Falta de decoro de Olarte relacionada à denúncia de corrupção passiva e lavagem de dinheiro feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) motiva o trabalho do grupo que pode cassar o mandato do pepista. Outros cinco temas foram apresentados para guiar a Comissão, mas nenhum deles foi aprovado.

O prefeito revelou ter conversado com a base aliada deixando-a à vontade para aprovar a medida, que no entendimento dele servirá como forma de se defender publicamente das acusações.

Segundo Olarte, existem testemunhos e gravações que não foram anexadas no processo que ajudarão a provar a inocência. “Só quero deixar claro que há fundo político nessa denúncia”, afirmou o chefe do Executivo.

Questionado se a Processante não irá manchar sua imagem, o prefeito afirma que não teve tranqüilidade desde que assumiu a gestão após a cassação do ex-prefeito Alcides Bernal (PP). “Estivemos o tempo todo com a metralhadora ligada sobre nós“. Olarte promete continuar com os projetos em andamento e diz que não irá perder o foco.

Presidida por João Rocha (PSDB), a Comissão Processante tem como relator Paulo Siufi (PMDB). O terceiro integrante é Chiquinho Telles (PSD).

Segundo o procurador jurídico da Câmara, Fernando Pineis, nos próximos cinco dias os integrantes da Comissão vão se inteirar do ponto a ser investigado e, depois, comunicam ao prefeito para apresentar defesa prévia em 10 dias. Em seguida, os membros da Comissão Processante terão 10 dias para emitir parecer prévio, se aceitam a defesa e arquivam a investigação ou mantém o processo de cassação.

Em seguida, eles poderão marcar os interrogatórios do prefeito e testemunhas. No caso de Bernal, a denúncia teve como base o relatório da CPI do Calote.

O prazo da investigação deve ser concluído em 90 dias, quando o plenário é convocado para decidir pela cassação do mandato do prefeito ou arquivamento da denúncia. Contra Olarte, três vereadores da oposição – Marcos Alex e Thaís Helena, do PT, e Luiza Ribeiro (PPS) – fizeram o pedido de instalação da Processante.

O quórum para cassar Olarte deverá ser o mesmo, ou seja, a cassação deverá ser aprovada por, no mínimo, 20 votos dos 29 vereadores.

Atualmente, o prefeito conta com maioria para impedir a cassação do mandato. Ele conta com o apoio de 18 dos 29 vereadores: Mário Cesar, Edil Albuquerque, Vanderlei Cabeludo, Loester Nunes, Magali Picarelli e Paulo Siufi, do PMDB; Chiquinho Telles, Ademar Vieira Junior, o Coringa, e Delei Pinheiro, do PSD; Flávio Cesar (PTdoB); Waldecy Batista Nunes, o Chocolate (PP); Gilmar da Cruz (PRB); Airton Saraiva (DEM); Francisco Luís Saci (PRTB); Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB); João Rocha (PSDB), Edson Shimabukuro (PTB) e Herculano Borges (SD).

Nos siga no Google Notícias