ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

ONG culpa Funai por inclusão em lista que proíbe convênios com o governo

Aline dos Santos | 10/03/2012 14:57

Projeto do Pontão de Cultura Guaikuru foi realizado em 2009

O Pontão de Cultura Guaikuru, com sede em Campo Grande, responsabiliza a Funai (Fundação Nacional do Índio) por ter sido incluída na lista de 164 ONGs (Organizações Não Governamentais) impedidas de fazer convênio com o governo federal.

A CGU (Controladoria Geral da União) informa que aguarda prestação de contas do convênio para realização das mostras “Os Povos Indígenas no Cinema Brasileiro” e “O Olhar dos Povos Indigenas”, no valor de R$ 150 mil.

Conforme a coordenadora do Pontão de Cultura, Andrea Freire, o projeto, realizado em 2009, tinha três fontes de financiamento: Funai, Ministério do Turismo e Ministério da Cultura. “Mandamos as prestações de contas para os três órgãos, mas a Funai foi a única que não deu parecer”, afirma.

De acordo com Andrea, os documentos foram remetidos duas vezes para a Funai, em Brasília. “Em janeiro desse ano, a CGU nos procurou solicitando informações do convênio”, relata.

Há três semanas, a Funai também requisitou os dados da prestação de contas, pois o órgão federal é alvo de fiscalização da Controladoria.

A coordenadora explica que tem outros dois convênios em curso com o Ministério da Cultura. Agora, a entidade aguarda um parecer da Funai. Caso a situação ameace as parcerias vigentes, a ONG vai tomar medidas para ser retirada do Cepim (Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas).

Em outubro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) determinou vistoria nos convênios do governo com as ONGs. A coordenadora do Pontão de Cultura Guaikuru apóia a medida, mas alerta que as entidades não podem ser criminalizadas. “Cada caso é um caso. Têm ONGs que são sérias, outras não”, avalia.

Ecoa - Em Mato Grosso do Sul, a Ecoa (Ecologia em Ação) também foi impedida de celebrar convênio com o governo federal. A CGU está analisando a prestação de contas de um convênio de R$ 138.675,53 – valor da última parcela.

A parceria foi celebrada para “implementar uma estrutura interinstitucional de logística e pessoal para desenvolver um Censo Estrutural da Pesca na Bacia do Alto Paraguai, em diversas regiões e municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, viabilizando as condições básicas para a implementação e futura manutenção de uma rede de informações sobre estatística de desembarque pesqueiro, possibilitando o monitoramento e o controle”.

A reportagem tentou entrar em contato com a ONG, mas não localizou nenhum responsável.

Nos siga no Google Notícias