ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Ovídio perde direitos políticos por favorecer cunhado

Redação | 29/04/2009 12:20

O ex-prefeito de Paranaíba, Manoel Roberto Ovídio, teve os direitos políticos cassados por sete anos por improbidade administrativa. A decisão judicial data da última quinta-feira.

Em 2007, uma ação civil pública denunciou o então prefeito à justiça por favorecer seu cunhado Damião Martins Ferreira ao determinar que a Procuradoria do Município suspendesse uma execução fiscal, no valor de R$ 119 mil, relativa a débitos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Damião era secretário de Indústria, Comércio, Agronegócio e Turismo, e, atualmente, é vereador em Paranaíba. No último dia 23, o juiz Mário José Esbalqueiro Júnior determinou que a prefeitura prossiga com a cobrança "sem suspensão e longo parcelamento, ante o evidente prejuízo à coletividade".

Na sentença, o juiz relata que cerca de um mês após a propositura da execução fiscal (medida tomada após fiscalização do Tribunal de Contas), a prefeitura desistiu da demanda. Com o pedido de esclarecimento, a Procuradoria do Município apresentou a determinação escrita que recebeu do então prefeito.

Somente após o caso chegar à justiça, houve tentativa de parcelar o débito.

"Pelos apontamentos analisados resta evidenciado que na época do pedido de desistência, ainda não se tinha sequer o valor do parcelamento, que só fora aceito após a recusa da desistência por este Juízo. Ora, não é por acaso que a lei de responsabilidade fiscal e a fiscalização do Tribunal de Contas preocupam-se com a execução fiscal, porque os desmandos do Executivo protegendo 'apadrinhados' ofende de morte a moralidade administrativa, impessoalidade e Lei de Improbidade".

A ação civil pública foi proposta por Nilton Luciano dos Santos. Conforme o advogado João Alex Catan, Manoel Ovídio te prazo de 15 dias para recorrer contra a decisão que cassa seus direitos políticos. "Após, o trânsito em julgado, comunique-se o cartório eleitoral, sobre a perda dos direitos políticos", informa a sentença.

Nos siga no Google Notícias