ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Pacote tributário que eleva alíquotas do ICMS deve ser aprovado na quinta-feira

Flávio Paes | 22/09/2015 20:35
Elevação de alíquota de alguns produtos não enfrenta resistência na Assembleia (Foto:Divulgação)
Elevação de alíquota de alguns produtos não enfrenta resistência na Assembleia (Foto:Divulgação)

O projeto do Governo que aumenta a alíquota de ICMS de alguns produtos (bebidas alcoólicas, cigarro, cosméticos, refrigerantes) obteve o consenso dos deputados e deve ser votado até na quinta-feira. A proposta foi remetida à Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, depois da reunião que o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, manteve  na manhã desta terça-feira com os parlamentares, para discutir as propostas.

O governo aposta que este aumento de tributação garanta em 2016 uma receita extra de R$ 300 milhões, cobrindo parte do déficit estimado em R$ 700 milhões. O argumento é de que a tributação não atingirá produtos de primeira necessidade, além de ajustar as alíquotas cobradas em Mato Grosso do Sul, as praticadas em outros estados. No caso por exemplo dos cosméticos, refrigerantes e perfume, a tributação sobe de 17 para 20%. Em Mato Grosso, é de 25%;em São Paulo 37%. Cigarro, bebidas alcoólicas, que tem alíquota de 25%, passarão a ter de 28%. O Pará cobra 30%, o fisco paulista, 37%, por exemplo.

Além de aumentar a tributação destes itens, os projetos do Governo, incorporam à legislação estadual, medidas que já são adotadas por meio de decretos ou resoluções. Um delas é a cobrança do ICMS de compras feitas e outras estados, mesmo que o destinatário final não seja contribuinte. Este é o caso específico da aquisição de material de construção adquirida pelas construtoras.

Algumas empresas recorrem a Justiça para pagar o diferencial de alíquota para o fisco sul-mato-grossense, sob o argumento de não vão revender o material, apenas usá-lo como insumo de produção.
Outra medida que a nova legislação institucionaliza, é a que obriga as transportadoras a só entregarem mercadoria aos destinatários, caso o consumidor comprove o recolhimento do imposto.

Nos siga no Google Notícias