ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Para Elizeu, relatório da CPI do Calote não perdeu força com decisão judicial

Josemil Arruda | 24/01/2014 19:59
Elizeu Dionízio considera que "economia" não justifica ilegalidades (Foto: arquivo)
Elizeu Dionízio considera que "economia" não justifica ilegalidades (Foto: arquivo)

Já em Campo Grande, depois de um período de férias, o ex-relator da CPI do Calote, vereador Elizeu Dionízio (SDD), comentou hoje a decisão do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, que rejeitou ação de improbidade contra o prefeito Alcides Bernal (PP). A ação tinha sido proposta pelo Ministério Público Estadual com base no relatório da CPI da Câmara da Capital.

Indagado se a decisão judicial não teria enfraquecido o relatório, Elizeu respondeu: “Não enfraquece. A decisão do juiz foi singular. A Justiça está cumprindo o seu papel. Mas temos de pensar no que o relatório produziu. Ele foi aprovado por cinco membros da CPI e baseado nele foi aberto a Comissão Processante, que teve apoio de 21 dos 29 vereadores, abalizando aquilo que nós tínhamos apontado. O Tribunal de Contas do Estado, que além de colegiado, é órgão técnico, também abalizou o relatório e sem ressalva nenhuma. O Ministério Público também e a Ordem dos Advogados do Brasil, com parecer integralmente a favor”.

Para o vereador, o fato de o juiz ter visto “economia” nas contratações feitas pelo prefeito Alcides Bernal não apagam irregularidades e a “fabricação de emergência”, que teriam sido comprovadas pela CPI do Calote. “Compara com a função de fiscalizar o trânsito. Ora, se você vê alguém ocupar vaga do idoso e considera que não dá nada ou que fura o sinal, está errado”, opinou. “Quando é que vai punir?”, indagou. “Só quando a pessoa matar alguém?”, continuou.

Indagado se já sabe se o Ministério Público vai recorrer da decisão do juiz, o ex-relator da CPI do Calote disse não ter essa informação. “Não sei se vai recorrer, mas estou curioso para ver o desdobramento. São todos os poderes dizendo que estamos no caminho certo e uma decisão judicial contra”, afirmou.

Sobre os rompimentos de contratos e atrasos de pagamentos, que a CPI condenou e o juiz absolveu, alegando as justificativas foram legais, Elizeu Dionízio estranhou o fato de o magistrado ter tido acesso a documentos que comprovariam a lisura desses atos. “Essas justificativas nós não tivemos. Para a Câmara, o prefeito não entregou nenhuma justificativa para os atrasos de pagamentos”, argumentou.

Quanto ao fato de o juiz ter considerado que os atrasos de pagamento são, infelizmente, parte da realidade brasileira e que daí não se pode querer a condenação do prefeito por improbidade administrativa, Elizeu declarou: “Se esse é o entendimento do juiz cabe discussão. Um erro não justifica o outro”.

 

Nos siga no Google Notícias