ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Para evitar candidaturas “laranjas”, MP cobra fiscalização das cotas para mulher

A orientação é verificar a efetiva implementação da política de reserva de vagas para o lançamento de candidaturas femininas

Tainá Jara | 30/06/2020 14:59
Apenas duas mulheres foram eleitas vereadoras na Câmara de Vereadores de Campo Grande, nas eleições de 2016 (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)
Apenas duas mulheres foram eleitas vereadoras na Câmara de Vereadores de Campo Grande, nas eleições de 2016 (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)

Promotores eleitorais de Mato Grosso do Sul deverão ter atenção redobrada na fiscalização de cotas destinadas às candidaturas femininas nas eleições municipais de 2020. O Ministério Público Eleitoral, no Estado, encaminhou orientação normativa que estabelece diretrizes para atuação no combate à simulação de cumprimento das cotas de gênero nas eleições proporcionais.

A iniciativa vem quase um ano depois de escândalo envolvendo candidaturas laranjas de mulheres envolvendo o antigo partido do presidente Jair Bolsonaro, PSL, em Minas Gerais, ter repercussão nacional.

O pente-fino acabou chegando ao Estado e candidatas à deputada estadual e uma candidata ao cargo de deputada federal nas eleições de 2018 tiveram de devolver mais de meio milhão aos cofres públicos de verbas utilizadas com despesas não aprovadas.

O MP Eleitoral considera fundamental a fiscalização quanto ao efetivo cumprimento das cotas de gênero, ainda no período de registro de candidaturas. Como cada partido político deve encaminhar à Justiça Eleitoral, junto ao demonstrativo de regularidade de atos partidários, a lista dos candidatos e das candidatas que disputarão o pleito municipal, orienta-se que os promotores eleitorais peçam ainda o indeferimento do pedido de registro do partido político sempre que houver indícios da ocorrência de fraude à cota de gênero.

No documento, o MP orienta aos promotores eleitorais que ajuízem as demandas judiciais cabíveis, com a finalidade de coibir fraudes praticadas por ocasião do lançamento de candidaturas femininas, observando-se, para tanto, as premissas fixadas pelo TSE em julgamentos anteriores.

Cota  – O terceiro parágrafo do art. 10 da Lei n. 9.504/97 (Lei das Eleições) garante que cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Cabe ao MP Eleitoral fiscalizar a efetiva implementação da política pública de reserva de vagas para o lançamento de candidaturas femininas, uma vez que os indícios da ocorrência desse tipo de fraude à cota de gênero, em geral, são constatados após o pleito, e evidenciados por situações como a ausência de votos à candidata, a não realização de campanha, a inexistência de gasto eleitoral, a não transferência e tampouco a arrecadação de recursos – com prestação de contas “zerada”.

Nas eleições municipais de 2016, o número de mulheres eleitas ao cargo de prefeita foi menor do que o relativo ao pleito de 2012; enquanto o número de vereadoras eleitas no país manteve-se praticamente estável, o que revela a subrepresentação feminina na política nacional.

Nos siga no Google Notícias