A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

08/10/2013 16:30

Para Jerson, se Câmara cassar Bernal, TJMS devolve o cargo em 24 horas

Zemil Rocha
Jerson prega entendimento e diz que Campo Grande está sendo prejudicada (Foto: arquivo)Jerson prega entendimento e diz que Campo Grande está sendo prejudicada (Foto: arquivo)

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Jerson Domingos (PMDB), afirmou nesta terça-feira (8) que a crise política na Capital só tende a se agravar caso a Câmara instale comissão processante e os vereadores aprovem a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP). Para ele, o Tribunal de Justiça socorrerá Bernal e dará liminar para que ele reassuma o cargo e a disputa entre Legislativo e Executivo continuará até a decisão judicial de mérito, que pode demandar longa duração.

“Se a Comissão Processante se instalar e for pela cassação do prefeito, eu procuro prever e analiso que o Bernal não fica mais do que 24 horas fora do cargo, porque a decisão final é do Tribunal de Justiça. Pelo que conheço, o Tribunal talvez não deve fazer julgamento jurídico num primeiro momento. Na minha avaliação, vai liminar para o prefeito reassumir até julgamento do mérito”, opinou o presidente da Assembleia, que tem relações institucionais com os poderes Executivo e Judiciário.

Para Jerson, está faltando maturidade e responsabilidade entre dois poderes municipais, Executivo e Legislativo, para se buscar um entendimento a favor de Campo Grande. “Na hipótese de se cassar o Bernal, até que haja o julgamento do mérito no Tribunal, aí sim é que vai ter uma guerra explícita entre Executivo e Legislativo e aí só tem um perdedor, Campo Grande”, avaliou.

Garantiu que sua opinião não é em defesa do Bernal, mas um apelo ao bom senso e à responsabilidade política. “Não apoiei candidatura do Bernal. Votei no Giroto. Mas revanchismo eu deixo de lado. Como homem público cabe a mim tentar ajudar”, declarou o deputado peemedebista. “Tem de sentar, conversar, resolver e acabar com divergência ideológicas, políticas”, defendeu.

Jerson considera que o prefeito Alcides Bernal precisa urgentemente de “um elemento com autonomia para se comunicar com Legislativo e com os outros poderes” a fim de superar a crise. “Falta um agente político na Prefeitura para manter essa correlação”, constatou.

Na opinião de Jerson, a sociedade campo-grandense não vai se influenciar eleitoralmente em 2014 por esse conflito de poderes, não havendo, portanto, que se falar em possibilidade de prejuízo para o senador Delcídio do Amaral, que apoiou Bernal no ano passado. Para ele, a sociedade “vai ignorar esse conflito” entre a Câmara e o prefeito. “Eleitor é politizado, sabe das coisas através da imprensa, da internet. Não vai se pautar porque Bernal está apoiando candidato a, b ou c. Nem Bernal, nem André e nem eu”, disse.



Parabéns Presidente. Esse pessoal acabou esquecendo a finalidade dos cargos para que foram eleitos pelos campo-grandenses. A bem da verdade deveriam TODOS pararem com essas palhaçadas e trabalharem pelo bem de nossa cidade, o que foi deixada para um segundo plano. A ideologia partidária não pode superar o bem estar de um povo.
 
Gaudêncio Baptista Neto em 09/10/2013 09:44:41
Um grande ator este camarada, a ultima preocupação dele é pela cidade...se for comprovado que o prefeito é corrupto deve ser cassado e a decisão da câmara deve ser respeitada, pois aí sim haverá a defesa dos interesses do povo uma liminar depois que for provado a culpa é mesma coisa que soltar bandido confesso.
 
aureliano sousa em 09/10/2013 09:40:12
Ufa... alguém com bom censo resolveu sair em defesa de CAMPO GRANDE. Ou seja do BERNAL. Muitas coisas incorretas serão corrigidas em 2014 com o novo GOVERNO, assim como o POVO decidiu colocando o Bernal na Prefeitura.
 
claude mara em 09/10/2013 09:26:59
Após quase 20 anos, com a mesma turma no poder, que ainda não aceitou a perda, a população vai sofrer durante muito tempo as consequências.
 
João Cunha em 09/10/2013 09:00:06
Não entendi?! O deputado Jerson "imagina" esse cenário ou tem certeza? Se ele tem certeza é porque está dizendo, sutilmente, que as decisões judiciais são previsíveis. Ou será que tudo não depende do conteúdo da ação da cassação? Cautela faz bem, se não fica parecendo jogo de cartas marcadas....
 
Dante Filho em 09/10/2013 08:55:58
Deputado, se o eleitor campo-grandense fosse politizado o Bernal não seria prefeito.
 
Salvador Pereira Soares em 09/10/2013 08:48:48
Briga de poder e quem se ferra é o povo.
 
Paulo Cunha em 09/10/2013 08:35:46
Eu, como um cidadão até o momento não consigo entender o motivo pelo qual a Câmara de vereadores estão querendo a cassação do Prefeito Alcides Bernal. O Bernal está na prefeitura pela vontade do povo. Então a câmara tem que deixar público o motivo de tal movimento porquê, até agora a única coisa que vejo é que o Legislativo Municipal não esta deixando o prefeito eleito trabalhar e a cidade por conta disso esta perdendo. A câmara tem deixar o "PMDBISMO" de lado e trabalhar em favor de Campo Grande.
 
Eder Jorge Algarve em 09/10/2013 08:35:23
INFELIZMENTE O POVO AINDA NAO SABE VOTAR.....VAMOS APRENDER A VOTAR...AS ELEIÇÕES 2014 ESTAO AI.....
 
Lisandro Fanaia em 09/10/2013 08:32:21
Sr. Jerson parabéns pela sua expressão, e atitude de defender Campo Grande, pois acredito Eu tambem que se Esses outros politicos fizessem cada um a sua parte, não estaria ocorrendo nada de errado em nossa Cidade Morena,
Senhores, tomem suas posições e comecem a trabalhar, como diz o velo ditado " mente vazia, oficina do d...
 
vanildo carlos em 09/10/2013 08:12:06
Taí, muito ponderado o nobre deputado. Gostei. O que é preciso é acabar com esse circo que a Câmara insiste em manter armado porque o Prefeito não consegue trabalhar, que é o que a oposição quer, para se valer disso na eleição e como gostam de jogo sujo aliar esse comportamento ao nosso futuro governador, Senador Delcidio do Amaral. estratégia é o que não falta para o PMDB.
 
Gabriela Nunes em 09/10/2013 08:11:06
Acho bom esse políticos ficarem espertos, o povo está com o saco cheio dessa perrenga. Unir-se em prol da cidade nem pensar, só vale o umbigo deles. Estamos de olho aberto.
 
elio santos em 09/10/2013 08:01:33
Caros colegas! Esse desfecho vai longe e sempre quem sai perdendo é o povo e a cidade, será que não é hora de parar com picuinhas políticas?
Se o cidadão que ocupa cargo público fez ou faz algo grave, tem que ser responsabilizado sim, independente de quem seja, mas tenhamos cuidado para análises mais profundas, pois em política o "ninho de cobras" é grande e para se auto-beneficiar, muitos matam até a mãe.
Não estou morando em Campo Grande desde 2007, penso em voltar a minha cidade e acompanho todo dia as notícias pelo Campo Grande News, mas por tantos descalabros, sinto-me envergonhado e sem motivação a voltar. Parem de denegrir a imagem de nossa cidade e Estado e acreditem que ainda existem pessoas de bem, será que estamos votando certo, ou teremos anos de batalhas pela frente?
 
Francisco C. Araujo em 09/10/2013 07:55:23
Aos que acompanharam as administrações desde o então prefeito Levi Dias com várias obras arrojadas para época, como a canalização do córrego na Rua Maracaju, a construção das escolas modelos, pavimentação de várias ruas, etc...O prefeito Lúdio Coelho resolvendo os problemas de enchentes da Fernando Correa com a canalização, gabiões, etc..
André e Nelsinho é só olharem ao redor de si. Avaliar a falta de maturidade do executivo e partes da câmara é correto, mas isso mas parece um recado a Câmara de Vereadores.
 
João Carlos Leite em 09/10/2013 07:55:01
Parabéns ao deputado Jerson pois colocou palavras claras no que tange entendimento político, esta correto ele quando diz que é preciso haver alguém que faça a interligação do prefeito com a câmara de vereadores ou mesmo com os partidos de oposição pois agora não é momento de ficar querendo fazer média de oposição para ganhar votos em 2014 e sim trabalhar cada um em suas bases eleitorais para ajudar o prefeito a governar nossa Campo Grande, vamos deixar as ideologias partidárias de lado e vamos trabalhar juntos os quatro anos, depois sim decidimos, assim como aceitamos os 16 anos ou mais que a nossa cidade foi administrada por outras siglas partidárias e nada fizeram para que a Norte Sul melhorasse, gastaram um rio de dinheiro público e a Norte Sul continua do mesmo jeito.
 
João Antonio em 09/10/2013 07:52:39
A justiça do ms é uma vergonha como em todo o pais,por aqui se desvia dinheiro de tapa buraco, merenda escolar, da calote , para quebrar o pequeno empresário e colocar um outro com superfaturamento, tem mensalão, politico que continua no mandato mesmo depois de ser cassado por compra de voto, etc e tal.
Ou seja o voto de mudança, foi um tiro no pé, e ainda o estado pode ser governado por um petista, isso é um estado sim, mas de calamidade.
E o mesmo povo Denominado gigante que vai as ruas, protestar, acaba elegendo um politico mais ruim ainda.
Vergonha total.
 
EDMAR FERNANDES em 09/10/2013 06:39:12
Esse papo já perdeu a credibilidade. Todo dia aparecem com uma história nova pra tentar cassar o prefeito.
Já está explícito que o PMDB não engoliu a derrota e que agora quer dar 'tapetão'.
 
Mariano Lima em 09/10/2013 01:24:18
muito bem senhor deputado e as denuncias de mau uso de dinheiro publico fica por isso mesmo; afinal o senhor também é um político.E os pobres que se ferrem.lega!! não?
 
José Humberto da Silva em 08/10/2013 23:45:08
Como que o Deputado Gerson tem tanta certeza disso, por acaso ele é Advogado ou é um magistrado, ou ele tem bola de cristal.
 
Marcos Wild em 08/10/2013 23:36:15
Deixem o cara trabalhar.........
 
luizio espinoza em 08/10/2013 23:22:15
Parabéns ao deputado Jerson Domingos, conheço-o apenas de vista, dos tempos que militava na imprensa interiorana, mas enfim, surge uma pessoa com visão de estadista para dar uns bons conselhos, principalmente à esses vereadores que só sabem fazer uma coisa: perseguir politicamente o Prefeito que foi eleito com esmagadora votação dos campo-grandeses. É o puro ranço político dos "desmamados" da gestão pública municipal.Repito, parabéns Sr. Jerson Domingos. Fui!!
 
Ubaldino de Oliveira Rodrigues em 08/10/2013 21:41:11
quem tem que decidi e o povo , nao os vereadores pois ele foi eleito por nós,
 
marlene silva em 08/10/2013 20:58:55
como cidadã preciso acreditar que o voto é soberano e que nós eleitores temos
o direito de escolher nossos representantes e que os que foram derrotados tem
que aceitar e contribuir para o progresso do nosso município e não ficar tentando
destruir o desejo popular.
 
severina cordeiro nunes em 08/10/2013 20:39:12
Espero que o bom senso prevaleça entre as partes envolvidas nessa disputa, pois quem está perdendo é o povo coitado que votou acreditando em mudanças positivas para a cidade e não em "ravanchismo" político daqueles que ainda não se conformaram com o resultado das urnas. Vamos parar de "guerrinha" e trabalhar gente! Tem muito a ser feito por nossa cidade!!!
 
Lucas Moreira em 08/10/2013 20:17:25
É pra acabar, deputado Gerson Domingos agora dando opinião abertamente sobre possível posicionamento do TJ.
 
Maria de Lourdes da Silva em 08/10/2013 20:02:49
Palavras de sabedoria desse que é um grande deputado e que se preocupa com os destinos da nossa Capital, e não fica com picuinhas .
 
Juarez delmondes em 08/10/2013 19:52:01
COMO NÃO GANHARAM NO VOTO ESTÃO TENTANDO TOMAR O PODER A FORÇA, E TEM GENTE GRANDE POR TRAS DISTO, MAS 2014 ESTÁ BATENDO A PORTA POIS O POVO ESTÁ ATENTO AS MANOBRAS LESIVAS DOS MALFEITORES, QUE AO INVÉS DE CUIDAR DA CIDADE E DA POPULAÇÃO FICA CAÇANDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO
 
MATEUS COSTA em 08/10/2013 19:30:01
palavras sabias e sensatas do Presidente da Assembléia, demonstrando ser um politico maduro e visionario, os Vereadores e o Prefeito precisam acender o cachimbo da paz, que esta perdendo com isso é a população, pois o Prefeito não tem como executar seus planos para a cidade e os vereadores ficam somente legislando em causa própria.
 
enoque araujo em 08/10/2013 18:37:08
sábio ilustre deputado,não eleitor do bernal e nem sei mas , concordo com vsa que está falta maturidade para nos nobres vereadores, estão travado o desenvolvimento da nossa capital, esta na hora de ambos começar a trabalhar por campo grande
 
ronivaldo farias de mendonça em 08/10/2013 18:34:48
É a primeira vez que vejo um comento em defesa da cidade. Parabéns Deputado.
 
Marilda Sousa em 08/10/2013 18:16:33
também concordo com Jerson Domingos, o que tá faltando é diálogo, esses vereadores precisam trabalhar em prol de Campo grande e da população,mas pra eles é mais fácil ficarem procurando motivos para querem cassarem o mandato do prefeito, vão votarem coisas com fundamentos para nossa cidade em vez de ficar mexendo com quem quer trabalhar e vcs não deixam,quando o homem pensa em fazer algo eis que estes vereadores desviam o foco do prefeito ,chega de tanto procurar desculpas, o ano já esta acabando e eles ainda insistindo na mesmice , até qdo vai isso,até terminar o mandato dele, daqui a 3 anos e pouco.
 
antonia costa em 08/10/2013 18:09:01
Finalmente uma declaração sensata em meio a tantas acusações. Parabéns ao deputado Jerson Domingos. Se há irregularidades na administração do prefeito, elas primeiramente precisam ser apuradas e se forem comprovadas, caberá as sanções devidas. Não sou a favor e nem contra o Alcides Bernal, apenas acredito que ele ocupa o cargo de prefeito hoje, devido à vontade da população. O prefeito não pode ser cassado simplesmente pela força e vontade do governador ou qualquer liderança politica ou financeira, sem que a população seja consultada sobre tal assunto. Gostaria de ver mais verdade e mais imparcialidade, em todos os meios de comunicação e mídia, pois não admite-se que o povo seja manipulado.
 
Patrick Souza Rodrigues em 08/10/2013 17:35:06
Deputado Jerson. Até concordo com o senhor, mas conversar o que? O prefeito não ouve ninguém. Nem aliado, nem opositor, nem a população. Ele acha que governar Campo Grande é mandar recado via facebook. É o Jânio Quadros do século 21. Não ouve, não pondera, e depois que quebra a cara se diz perseguido. Conversar é bom, desde que a outra parte esteja interessada em ouvir, o que, infelizmente não é o caso.
 
Roque Cunha em 08/10/2013 17:13:03
PARABÉNS Sr Deputado Jerson Domingues! Enfim um político de peso puxou a fila em favor não do Bernal, mas de Campo Grande. Nossa cidade, não merece ficar refém de um grupo de vereadores que a cada dia mostra que tem compromissos com um grupelho político e jamais com o desenvolvimento da cidade. Com essa atitude, o senhor demonstrou que não está refém de quem pensa que detém o poder. Novamente Parabéns Senhor DEPUTADO JERSON DOMINGUES.
 
Valter Oliveira em 08/10/2013 17:11:40
-É o fim da linha; Campo Grande virou um grande circo aonde atores eleitos fazem dramatização em prol de quem???? da cidade que não é.
 
luis tibo em 08/10/2013 17:07:53
porque esses políticos antigos nunca aceitaram o bernal