A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

08/07/2010 14:42

Para Marun, críticas ao governo são por desinformação

Redação

Falta de experiência em investimentos. Esta foi a explicação dada pelo deputado estadual Carlos Marun (PMDB) aos questionamentos levantados pelo deputado Paulo Duarte (PT).

O governista diz que o petista não entende os investimentos e as reservas que o governo do Estado possui por que: "Quando ele foi secretário de fazenda (no governo Zeca) não era acostumado a ter reservas em caixa", alfinetou.

O debate foi levantado, mais uma vez, na sessão de quarta-feira, por Duarte. Ele usou um balancete do ano passado para dizer que o governo estadual aplicou R$ 1,3 bilhão no mercado financeiro e obteve rendimento menor do que a caderneta de poupança. O rendimento teria sido de R$ 82,4 milhões.

Marun disse que o bilhão foi investido em fundos do CDI Swap, operação usada como defesa para investidores que não querem correr riscos: "O Estado tem de ter responsabilidade em suas reservas, que é dinheiro público, e não pode ficar arriscando no mercado financeiro", ressalta.

Outro ponto levantado por Duarte foi o fato de o governo guardar dinheiro, ao invés de investir em obras.

Marun diz que o governo Puccinelli só executa obras e investimentos quando tem o dinheiro em caixa. "Sem reservas não há planejamento. No ano passado, tivemos uma perda de arrecadação muito grande. O Estado não deixou de cumprir com seus compromissos por que tinha reservas", lembra o governista.

Marun ainda atacou a gestão de Zeca do PT (1999-2007), a respeito de investimentos. "Ele (Duarte) não compreende os investimentos e as reservas feitas, por que em seu governo não trabalhavam com isso. Não estão acostumados a entender o processo de governo com responsabilidade", responde.

O governo pretender responder ao novo requerimento de Duarte, sobre quanto, afinal, existe em reservas. "O executivo já mandou o balanço, mas vai responder de forma que ele se sinta mais informado", finaliza.

A respeito das críticas feitas pela oposição, de que o governo não fez nenhuma grande obra no Estado, Marun enumera a duplicação do trecho Itaporã

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions