ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Parte da oposição vê necessidade de superar paralisia da OAB-MS

Josemil Arruda | 08/04/2014 17:20
Bastos considera que todos foram "derrotados" com decisão da OAB nacional (Foto: arquivo)
Bastos considera que todos foram "derrotados" com decisão da OAB nacional (Foto: arquivo)

O advogado Alexandre Bastos, que integra a oposição tanto ao presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) quanto aos dirigentes que fizeram a “renúncia coletiva”, defende a necessidade de se buscar uma saída para que a entidade volte a funcionar efetivamente em defesa da advocacia sul-mato-grossense.

“A preocupação nossa no dia de hoje é com o futuro da OAB nesse período de um ano e meio que temos pela frente. Estamos com a entidade parada e precisamos dela em movimento. Todo mundo já cansou desse episódio”, afirmou Bastos esta tarde.

Para ele, todo mundo saiu “derrotado” com a decisão de ontem do Conselho Federal da OAB, em Brasília, que decidiu manter Júlio Cesar na presidência da seccional e convocou eleição para os demais quatro cargos da diretoria dentro de 60 dias.

“É hora de passar uma régua e fazer a entidade caminhar”, defendeu o ex-candidato oposicionista à presidência da OAB-MS. Indagado se seria, então, o momento de se buscar um acordo com Júlio Cesar, o oposicionista recuou: “Ainda é algo muito avançado fazer isso”.

Dissidência e eleição – Na opinião de Alexandre Bastos, como os dissidentes da diretoria e do Conselho Seccional fizeram a “renuncia coletiva” estão, logicamente, impedidos de disputar a eleição suplementar convocada pelo OAB nacional para daqui a 60 dias. “Como eles poderiam participar de um novo pleito?”, questionou Bastos.

Os renunciantes, para Bastos, pecaram nessa escolha de sair da entidade. “Não se pode comprometer a entidade. Renúncia acaba sendo desrespeitosa. Se o presidente errou, que se continuasse o processo ético”, defendeu o oposicionista, lembrando que na OAB nacional continua correndo o processo contra Júlio Cesar por causa das tratativas contratuais com o então prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), cassado dia 12 de março.

Quanto à possibilidade de “boicote” à eleição, como demonstração de insatisfação com a decisão do Conselho Federal, Bastos considerou inicialmente como uma “alternativa interessante”. Em seguida, porém, ressalvou: “Eu não pregaria isso, porque iria prolongar a crise”.

Nos siga no Google Notícias