A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

23/03/2011 17:37

Partidos políticos discutem modelo de sistema eleitoral

Mariana Jungmann, da Agência Brasil

As bancadas do PMDB e de partidos da base aliada do governo se reuniram hoje (23) para discutir a proposta sobre o modelo de sistema eleitoral na Comissão de Reforma Política. Ao fim da reunião, ainda sem uma definição sobre como votará, o PMDB saiu com a “tendência” de votar pelo modelo majoritário, segundo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). “O PMDB caminha para o voto majoritário, pelo menos aqui no Senado”.

O vice-presidente da República, Michel Temer, defendeu o voto majoritário, mas disse que o mais importante é que a decisão seja “uniforme”. “Pessoalmente acho que se nós adotássemos, na sua pureza, o sistema majoritário, seria mais justo”. Temer ressalvou que o assunto ainda não é consenso na base aliada e que o PT não concorda com essa posição. “Para trazer o PT eu acho que seria preciso amalgamar o voto majoritário com voto em lista”.

O PSDB também reuniu seus quadros para debater o assunto. A proposta mais aceita pelo partido é a do sistema distrital misto, em que uma parte dos candidatos seja eleita em votação majoritária e outra em lista fechada.

O ex-governador de São Paulo, José Serra, participou da reunião e disse que nas eleições municipais a partir de 2012, em cidades com mais de 200 mil habitantes, deveria ser implementado o sistema distrital puro. “As grandes cidades do Brasil seriam divididas em distritos. Isso aproxima muito o eleitor da pessoa que foi eleita”.

Já o PT tem defendido, para as câmaras de deputados e municipais, o modelo proporcional com lista fechada e sem coligações partidárias. Apesar disso, o partido deverá reunir as duas bancadas do Congresso Nacional na próxima terça-feira (29) para definir uma posição.



Reforma política para ampliar a democracia
A Câmara acaba de instalar uma comissão especial para tratar da reforma política. A iniciativa coincide com um momento em que cresce a consciência da...
Fábio Trad apresentou consensos da Reforma Política para Michel Temer
O deputado federal Fábio Trad (PMDB) esteve nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Planalto, onde se reuniu com o vice-presidente da República Michel...
Comissão aprova regras que impede suplente de suceder definitivamente o senador
A Comissão Especial da Reforma Política do Senado aprovou hoje (15) novas regras sobre a suplência de senadores e também a mudança nas datas de posse...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions