A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

25/10/2012 10:40

Perícia confirma voz de Bernal em vídeo de suposta propina milionária

Redação

A perita fonoaudióloga e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carla Aparecida de Vasconcelos, atestou ser a voz do candidato do PP a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, que aparece no vídeo, divulgado na internet, de suposta propina de R$ 15 milhões e recebimento de R$ 200 mil por baixo da mesa.
Após a divulgação do vídeo, Bernal a princípio negou qualquer negociata ou encontro com empresários. Porém, depois de avisado da perícia solicitada pela coligação liderada pelo PMDB, admitiu ter sido abordado por um empresário cujo nome não revelou no Bar Franz Café e também não negou que a voz constante do vídeo seja sua.
Em laudo de 9 folhas, Carla Aparecida, que também é perita no setor de Fonoaudiologia Forense e Identificação de Falantes do Ministério Público do Rio de Janeiro, escreveu: “Após analisar o áudio contido no arquivo publicado no site youtube em 21/10/2012 com o título ‘alcidesbernal’ disponível nesse link  e de se realizar a comparação dos parâmetros de Voz, Fala e Linguagem, com o áudio contido no arquivo de vídeo publicado também no site youtube em 30/06/2012 com o título ‘Alcides Bernal’, no qual Alcides é entrevistado, verificou-se que a identificação de voz é positiva para o candidato a prefeito da cidade de Campo Grande – MS, Alcides Bernal”.
Ainda, segundo a perícia, no exame laboratorial da qualidade vocal, foco de ressonância, modulação, ritmo, pronúncia, padrão articulatório, acento tonal e uso de pausas foi detectada paridade, ou seja, igualdade nos marcadores analisados. “Isso confirma que a voz no vídeo é mesmo a de Alcides Bernal”, diz a perita.
Segundo juristas ouvidos pela reportagem, a situação do candidato Alcides Bernal agora se complica, pois, independente de ter ou não edição do vídeo como ele alega, houve identificação positiva de sua voz falando em parcerias e suposto pedido de R$ 15 milhões, mais do que o dobro de gastos que Bernal declarou perante a Justiça Eleitoral.
Em função disso, o advogado Valeriano Fontoura pediu a abertura de investigação para apurar possível caixa 2, lavagem de dinheiro, desvio de recursos, abuso do poder econômico, corrupção, improbidade administrativa e uma série de outros crimes supostamente praticados pelo candidato Alcides Bernal.
Líderes como o vereador reeleito Paulo Siufi, o deputado estadual Marquinhos Trad e o próprio prefeito da cidade, Nelsinho Trad criticaram duramente Bernal e cobraram investigação judicial, chegando até a ironizar: “Cadê o candidato do tostão contra o milhão?”, pergunta o deputado.

Abaixo a conclusão do laudo da perita Carla Aparecida de Vasconcelos:

Perícia confirma voz de Bernal em vídeo de suposta propina milionária


POR QUE BRIGAMOS POR QUEM NEM NOS CONHECE APENAS NA POLITICA NOS CUMPRIMENTA DIZENDO QUE VAI LUTAR PELO POVO...QUE POVO é ESSE???????
 
joseane borges em 26/10/2012 12:06:09
Isso não irá mudar o que o povo quer! E pra vcs que estão achando ao contrário, digo que muitas coisas estão obscuras na vida do Giroto e Dagoberto!
 
Juliano Macedo em 26/10/2012 09:04:15
Concordo explicitamente com você "Jéssica Alencar", pois estamos entre a cruz e a espada. Votaremos em um agiota ou em um político cheio de acordos e tratados entre governador e prefeito, buscando somente o poder e autoridade, colocando em risco nosso bem estar. Essa guerra de interesses nunca vai acabar nem mesmo se a gente querer mudar. Pois existe uma "meia dúzia de eleitores" que acreditam na mudança, o resto esta em total desdobramento pactual com esses... Seja que o DEUS quiser!
 
Gervasio José Junior em 26/10/2012 09:04:01
O povo Campograndense só precisa saber se esse vídeo é veridico ou não porque se foi montado cai em total descredito
 
Ericka Silva em 26/10/2012 08:41:24
E O BERNAL ??????
 
raphael rodrigues miguel em 26/10/2012 08:39:07
esse Bernal fica fazendo cara de coitadinho ai ,se fazendo parecer o político dos pobres, e vai acabar fazendo o povo ficar mais pobre ainda de verdade.
 
alex sandro jose florenciano em 26/10/2012 08:33:37
É para parar e pensar, porque tanto interesse na continuidade de mais de trinta anos no poder?
 
ALBERTO JORGE DOS SANTOS em 26/10/2012 08:03:15
Mais um motivo para votar no Bernal .... tendo OPOSIÇÃO um vai cuidar do outro ... assim que é bom
 
Rodrigo Melo em 26/10/2012 07:55:42
Vai Bernal!!!! Estava achando que ia levar essa né?! Vai roubar dinheiro em outro lugar; não na prefeitura de Campo Grande!....O povo está vendo o canalha e golpista que você é.....ESPERTÃO hein?!!!!! A mentira tem perna curtíssima....
Acordem meus amigos! Temos tempo de reverter a situação e expulsar o falsário!
Xô Bernal...volta pra sua rádio....se é que o povo te dará audiência.....
 
Luciana Abdonor Pedroso da Silva em 26/10/2012 07:44:39
Engraçado que isso o Midiamax não divulga. Só elogia esse candidato. Parabéns CGNEWS, o eleitor em 1° lugar. Isso prova que eles são anti PMDB.
 
Anderson Oliveira em 26/10/2012 07:30:35
Santa babaridade!!!!! Nós estamos mal de candidatos mesmo!!!!
 
ana oliveira em 26/10/2012 07:24:19
Que a voz é do candidato progressista até um leigo sabe, a questão que queremos saber é se a imagem e o som são uma gravação unica, pelo que parece o som foi inserido na imagem, montado do modo que mais agradou quem o produziu. Outro fato que chama a atenção é o tal ''dinheiro'' que supostamente é passado por baixo da mesa, parece até ser de plástico o dinheiro, claramente aquela imagem do ''dinheiro'' não pertence a gravação.
 
João Schwerz em 26/10/2012 00:44:37
KKKKKKKKK MENSALÃO PANTANEIRO!!! KKKKKKKKKKKK
O PIOR É VER POLÍTICO FALANDO MAL DE POLÍTICO!!!!
É TUDO UMA QUESTÀO DE OPORTUNIDADE DE GRAVAÇÃO ESCONDIDA!!!
NADA MAIS QUE ISSO!!!
POLÍTICO HONESTO É IGUAL ENTREVISTADOR DO IBOPE!!! NINGUEM NUNCA VIU UM DESSES MAS DIZEM QUE EXISTE!!! KKKKKKKKKKKK
 
cesar roos em 26/10/2012 00:03:27
ALO VOCE MEU AMIGO E MINHA AMIGA AINDA DA TEMPO A ELEIÇÃO E DOMINGO VOCES ESTÃO VENDO A SUJERAIADA DO BERNAL ATE AGORA E DEVE TER MUITO MAIS VOCE NÃO VIU NEM UM ESCANDALO COM O GIROTO E OUTRA O BERNAL NÃO GOSTA DA PERIFERIA ATE AGORA ELE NÃO APARECEU AQUI NO TAQUARAL NESSA REGIÃO AQUI NÃO VI ELE NA CAMPANHA IMAGINA SE FOR ELEITO
 
paulo vieira em 25/10/2012 23:55:20
Agora ficamos sem candidatos...
 
Bianor Muller em 25/10/2012 23:50:20
Não voto no Bernal, mas acho que essas perguntinhas do vídeo estão muito bem formuladas heim...ta na cara que é montagem, a voz até pode ser dele realmente, mas ta na cara que é montagem...
 
Kamilla Fayeza em 25/10/2012 23:22:53
Meu recado para o Senhor Giroto!

Caro Giroto! Sou um cidadão que infelizmente não voto em Campo Grande, e tenho uma ideia fundamental a você e toda sua equipe politica... Se você usasse mais seu tempo na propaganda eleitoral pra falar de seus projetos do que tentar atingir o Bernal quem sabe assim teria mais chance de ganhar esse 2º turno ... Hoje seu partido sabe que o Bernal é um forte candidato e tenta apelar pra tudo quanto é jeito... Que nem o voto limpo! Vamos fazer uma política LIMPA! É o que você precisa para ser o representante de toda Campo Grande! Respeitando a oposição!
 
Vanderson Jara em 25/10/2012 22:11:30
Na hora que é informado o valor de 15 milhões, ocorre um chiado... até um moleque, que baixa um programa pelo google, pode muito bem pegar voz de Bernal e mesclar com uma segunda voz. Laudo somente da voz, não garante a autenticidade das informações
 
Graciano da Silva em 25/10/2012 21:54:20
Tenso....eu quero saber se houve ou não montagem.Foi pedido algum laudo sobre isso?
 
Alexandra Costa em 25/10/2012 21:51:25
Esse e o candidato q fala bonito, q fez sua campanha sem dinheiro, q entrou com a cara e a coragem, e agora Bernal?
 
Ester Oliveira em 25/10/2012 21:24:17
Vamos Campo grande dar a resposta nas urnas Giroto neles.....
 
Djalma Barbosa em 25/10/2012 20:59:54
Pra mim tem montagem no video, é bem mal feito, cade o original sem edição?
 
Roberto Silva em 25/10/2012 20:47:04
E AGORA SERÁ QUE O BERNAL TAMBEM VAI PEDIR PRA JUSTIÇA RETIRAR O VIDEO E VAI FALAR QUE ESTAVA TRATANDO DE ASSUNTOS RELACIONADOS COM A MELHORIA DA CIDADE????
 
Ely Monteiro em 25/10/2012 20:35:11
É BRINCADEIRA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA CAMPANHA EM CG.
UMA DAS PIORES, SÓ O BERNAL NA FITA!! MEU DEUS E O GIROTO?
SAI FORA...
 
REGINALDO AMARO em 25/10/2012 19:55:01
Esse laudo, confirma o que foi dito o candidato não negou ser sua a voz, o que se questiona é o artificio da montagem e da superposição de vozes e ruidos para parecer autentico.
 
jesus ribeiro em 25/10/2012 19:03:02
Que Deus tenha misericórdia de nós!
 
William Dias Gomes em 25/10/2012 19:02:38
isto é muito sério, cabe investigação, óbvio! Por que Bernal não disse o nome do empresário que estava com ele? Vai ter que se explicar!
 
naura stella rodrigues santana de resende matiussi em 25/10/2012 17:18:22
o que importa verificar se o video é ou não verdadeiro, Bernal já declarou que esteve lá e afirmou que houve o encontro.... se a voz é dele, o dificil agora é falar que ele foi la só pra tomar um cafezinho...
 
Arnaldo Jr em 25/10/2012 15:53:11
Meu Deus...aonde eu ia depositar meu voto!!!!
 
paulo gomes em 25/10/2012 15:50:39
O problema não é saber se o vídeo é montagem ou não...o que o povo queria saber se era realmente a voz dele, pois o "engraçadinho" negava ser sua voz. Provada esta parte, agora queremos saber se o Bernal está envolvido nesta propina. Vamos ver no q vai dar!
 
Isaque Wodneuf em 25/10/2012 13:08:13
E AGORA BERNAL????
 
Willian Lucas em 25/10/2012 12:54:51
A verdade sempre vem à tona! Acorda população campo-grandense, ainda há tempo, só dependerá de nós!
 
Eliane Ojeda em 25/10/2012 12:37:21
Seja o voz dele ou não, o que mais importa nessa altura do campeonato né!? não coloco minha mão no fogo por nenhuma das partes... agora povo é hora de escolher entre o ruim e pior ainda ... alias quem escolhe somos nós ... se bem que eu nem queria fazer parte disso, esse ano os eleitores me decepcionaram, os politicos me decepcionaram, tudo farinha do mesmo saco, o que seria mudança o povo não deu ouvidos, agora ta ai ''cidadãos'' façam por proveito dessa mudança que só vai contecer no papel ... infelizmente ''/
 
Jéssica Alencar em 25/10/2012 12:22:17
Como dá pra confiar num cabloco que recebe propina debaixo da mesa!
Não participa de debate com medo de perder
Ele tinha meu voto, mais com os ultimos acontecimentos perdeu!
 
Janderlan Azevedo em 25/10/2012 12:21:18
Cidade entregue a mãos de bandidos!!!!
CADEEE O AZAAMBUJAAA QUANDO PRECISAMOS DELEEE ;//
 
Antonio Mendes em 25/10/2012 12:20:46
A pericia contratada pelo site de campanha do Bernal, mostra no cabecalho do Laudo, que o perito André Lebarbenchon assina (contabilista) e a advogada cleia, indica que a empresa deles faz pericias, avaliacoes, auditoria e compra e venda de veiculos e negocios imobiliarios ....... salada de fruta.... isso ta cheirando coisa feita para atender o interesse de alguem (quem sera?)....sera que esse instituto de pericia nao serve almoco e janta, conserta automovel e vende material de construcao, tem o que voce precisar......e so pedir que eles fazem .......que credibilidade e essa ...... o IPC que e um instituto serio ter seu laudo comparado com esse outro, e pra dar risada!!!! kkkkkkkkk
 
Marco Antonio Castro em 25/10/2012 12:17:35
Pra vcs. verem....santinho é que não é....
Por isso que devemos votar no Giroto, pois não temos outra a escolher (não gosto do Vice) mas como não é o Vice que Governa...pelos menos vamos ter a continuidade nas Obras, projetos do Nesinho Trad e com isso só temos a ganhar...Boa votação no domingo a todos.
 
Marial Alves em 25/10/2012 12:09:45
Ótimo, que a voz é dele ninguém nunca duvidou, o que deveria ser avaliado é:
Pq o audio da voz dele continua, mesmo ele com a boca fechada?
Pq não se ouve a voz dele quando a legenda afirma ele dizer 15 milhões?
Pq o audio do empresário é 100% nítido e o do Bernal não?
Que empresário pobre é esse que não tem um celular que presta para fazer uma filmagem bem feita?
 
Douglas Mattei em 25/10/2012 11:50:19
eu sabia que esse Bernal nao era boa pessoa, agora entendi o sentido da frase "vamos governar para as pessoas" deve ser para as pessoas que o ajudam!!!
 
Basilio Cordelli em 25/10/2012 11:50:16
Tem Laudo pericial das imagens ? Trata-se de gravação única, sem montagens ? Se um video (imagem e som) é exposto publicamente, o só tem laudo da voz. acho estranho também.
 
Sergio Damasceno em 25/10/2012 11:30:37
niguém está questionando que a voz não é de bernal, estamos querendo saber se há montagem no vídeo...