A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/09/2012 10:47

Pesquisa indica primeiro segundo turno em 16 anos

Marta Ferreira
Edson Giroto e Alcides Bernal: empate técnico em Campo Grande. (Foto: Montagem)Edson Giroto e Alcides Bernal: empate técnico em Campo Grande. (Foto: Montagem)

A uma semana da votação, pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Jornal de Domingo aponta empate técnico em Campo Grande entre Alcides Bernal (PP) e Edson Giroto (PMDB), com vantagem para o progressista. Os números indicam que, pela primeira vez em 16 anos, haverá segundo turno nas eleições na Capital.

O levantamento do Instituto Atlas foi feito entre os dias 24 e 27 de setembro e registrado com o número MS-00241/2012 na Justiça Eleitoral. 

Conforme o resultado, Bernal tem 35,32% das intenções de voto e Edson Giroto (PMDB) 30,36%. Considerando a margem de erro, de 4,4 pontos percentuais para cima ou para baixo, têm-se o quadro de empate técnico.

Reinaldo Azambuja (PSDB) aparece com 12,9% e Vander Loubet (PT) surge com 6,15% das intenções de voto. Os outros três candidatos  na disputa aparecem na pesquisa atrás da opção “branco/nulo”, escolhida por 4,17% dos entrevistados.

Sidney Melo, do PSOL, foi apontado como candidato de 0,6% dos ouvidos, mesmo percentual de Marcelo Bluma, do PV. Suél Ferranti, do PSTU, tem percentual zero. De acordo com a pesquisa divulgada, 9,9% não souberam ou não responderam.

A pesquisa não fez levantamento relativo a um eventual segundo turno, sob a alegação de que a metodologia exigida pela Justiça Eleitoral cobra o cruzamento dos nomes de todos os candidatos, o que poderia ser cansativo e induzir a erros.



O pessoal ai tem que ler e saber interpretar melhor uma notícia , na questão de ser ingratos , o atual prefeito da claramente a entender que não esta falando dos eleitores e sim dos candidatos a prefeitura que apoiava a bancada , e estão fazendo promessas politicas inviaveis de ser cumpridas , e eu concordo plenamente , na minha opinião eu acho um equivoco mexer em uma seleção que esta ganhando o jogo , trocar o certo pelo duvidoso , em exemplo claro para quem acompanha futebol , o barcelona trocou de tecnico recentemente , era um time imbativel , ultimamente não ganha nem do operario de campo grande ms ,enxerguem melhor , fiquem atentos 4 anos não são 4 dias nem 4 semanas e muito menos 4 meses 4 anos são em torno de 1440 dias .
 
claudio vargas em 03/10/2012 08:48:35
Em continuação ao meu comentário, eleitores procurem verificar no site da câmara municipal e vejam nas pessoas que você escolher o que ele anda fazendo na câmara, através de projetos e você tem todo o direito de questiona-los, precisamos melhorar a qualidade dos projetos-lei apresentados que visam realmente o benefício da população, vamos fiscalizar e exigir que os vereadores executem o proposto.
 
Jose da Roca em 02/10/2012 09:08:39
Senhores eleitores antes de votarem para vereador procure ver no site da câmara municipal as pautas sobre as sessões dos atuais vereadores, e que aliás alguns estão concorrendo a reeleição, veja que são assuntos na maioria das vezes não benéficos a população e até bizarros, como instituição de comemoração de dias com temas absurdos, mudança de nomes de prédios públicos, instituição de medalhas
 
Jose da Roca em 02/10/2012 09:03:14
(...) houve a explosiva notícia que o candidato escolhido fora o Deputado Federal Giroto. Isso com certeza servirá como experiência de fato, que quem elege o representante é o povo e não o que é representante eleito na atualidade e ou sua própria vontade. Quanto a minha opinião tão quanto anteriormente ainda não vale nada para o grande, mas acredito que Alcides Bernal será eleito, e com certeza meu voto será associado nesta vitória. E é minha primeira vez que votarei para um Vereador com um grande e forte sentimento de voto com peso para prefeito!
 
paulo sergio krajewski em 01/10/2012 23:36:14
Acredito que isso é uma resposta do povo diante da escolha e vontade do governador de Estado. Bem antes de se pronunciar oficialmente os candidatos a concorrerem a prefeitura municipal de Campo Grande MS; aqui nesta rede social, muito se falava a boca do povo aclamando o nome do Dr. Paulo Siufi como favorito pelo povão na disputa, mas num pequeno espaço de tempo entre um anoitecer e amanhecer, hou
 
paulo sergio krajewski em 01/10/2012 23:35:09
Ola boa tarde a todos!!! como muitos disse, aqui tem pessoas e pessoas , todos eles tem seu potencial mas uns tem obras ja realizadas , bem ou mal mas tem, outros nem tiveram as idéias aprovadas e aplicadas aqui nesta nossa cidade morena . e a sim espero q nós sul Mato-Grossense que somos lembremos q a pouco tempo eramos uma capital com favelas dentro da cidade e hoje kd elas ? lembrem bem disso
 
augusto costa em 01/10/2012 17:10:37
Que história é essa de gratidão ou ingratidão? Politico não faz mais do que a obrigação em fazer algo pela cidade (afinal ele ganha dinheiro pra isso...e tem a maquina a sua disposição)...as mudanças serão sempre bem vindas quando se escolhe um candidato a altura, com experiência política e pública! Campo Grande cresceu com o PMDB, mas está na hora de tentar algo novo! E que não seja radialista!
 
Luiz Medeiros em 01/10/2012 12:23:33
Como disse o Sr.Valdir,não devemos gratidão a nenhum político brasileiro.Eles estão lá para nos representar.Vivemos numa democracia em que escolhemos quem quisermos colocarmos lá.A sociedade campograndense quer mudança e eu também.
 
moacir torres em 01/10/2012 12:22:20
Por incrivel que pareca vi uma pesquisa sendo feita. Uma mulher ficou sentada na sombra em frente minha casa por mais de 40 minutos. Depois que sai para a frente de minha casa ela se levantou e fez a pequisa comigo. Tudo bem, uma feita e dez falsificadas. NAO DA PRA ACREDITAR NESSAS PESQUISAS. MUITO CUIDADO!!!!
 
Gilberto Weiler em 01/10/2012 11:07:51
Não devemos gratidão aos políticos, pois os mesmo recebem altos salários pagos pelo povo que em sua grande maioria sobrevive com R$ 620, ACORDA MEU POVO NÃO DEVEMOS NADA A NINGUÉM, SOMENTE A DEUS!!!!!!!!!!
 
JAIR ROCHA BENITES em 01/10/2012 11:06:45
Eu ainda não encontrei um eleitor declarado que seja Bernal. Uns votam no Giroto, outros no Azambuja. Onde é que estão os eleitores do Bernal ? Como ele pode liderar as pesquisas ? Estas pesquisas são verdadeiras montagens para iludir o eleitor. O Bernal não tem capacidade e nem moral, para administrar nossa Cidade Morena. Só pessoas desinformadas votariam nele.
 
VALDIR VILLA NOVA em 01/10/2012 10:16:55
Sabe o que me deixa indignada,é a falta de respeito e coerência da população com o atual prefeito,eu mora aqui ha vinte anos,e acompanhei o desenvolvimento desta cidade,a feira central era um lixo e dentro d"água as pessoas comendo e a água correndo nos pés,a feira do cabreúva,nossa sem falar do trem passando aquele barulho treme e um mato sombrio,a região da praça do papa, ate estupro houve.
 
Dulcinete Luz em 01/10/2012 10:13:11
INGRATIDÃO. O pior dos defeitos!O cidadão camporandense, parece que ficou fora por um período...provavelmente morando em outro estado...chegando aqui, achou uma cidade diferente de mim que continuei aqui e vi essa Morena "crescer" com desenvolvimento.
É isso?! Povo ingrato! que cospe na cara da sua cidade! que fala mal, pelo simples ato de difamar e destruir o que foi construído!
 
Jussara Almeida em 01/10/2012 10:08:45
(2) concordo plenamente - BERNAL = 4 ANOS VEREADOR + 2 ANOS DEPUTADO = 0 PROJETOS QUE AJUDARAM A CIDADE. ACORDA MEU POVO. QUEM TEVE 6 ANOS PARA TENTAR FAZER ALGUMA COISA EM PROL DA SOCIEDADE E NÃO FEZ. AGORA VEM QUERENDO + 4 ANOS PRA QUE? VAI HOMENAGEAR VAI DAR TITULO DE CIDADÃO, MENÇÃO HONROSA PRA QUEM !!!! QUEREMOS ALGUEM QUE TRABALHE E DE CONTINUIDADE NO QUE O DR. ANDRE COMEÇOU. FIK DIK 15....
 
Marcos Foss em 01/10/2012 09:42:12
Não acredito que o povo campograndense seja tão burro pra votar em um bandido. Olhe bem na cara desse Bernal, ta na cara que não é boa pessoa. Conheço o cara de perto, ele será um pesadelo para Campo Grande, quem o conhece de perto sabe do que estou falando.
 
Fernando Silva em 01/10/2012 09:05:40
essa pesquisa é uma verdadeira falta de respeito com os eleitores. O dia de votar está marcado para 07 de outubro, e essa palhaçada de divulgar que só esses dois ficarão para disputar o segundo turno é realmente um desrespeito, e é por esse motivo que esses dois jamais terão o meu voto. Não estou aqui defendendo nenhum candidato, mas podem ter certeza, que nesses caras aí jamais votarei.
 
Cezar Maia em 01/10/2012 09:00:19
Eu não queria votar no Bernal, mas não quero correr o risco do Girotto ganhar! Dos males, o menor!!! :(
 
Paloma Santos em 01/10/2012 08:59:37
Gozado é que o "eterno vítima", lobo em pele de cordeiro, está preocupado em saber quem fez o vídeo da mãe do filho dele alegando "que ela não tem recursos", assim, como ele que fez o generoso empréstimo de R$ 100 mil a copertaxi, coloca a filha para estudar no Bionatus (colégio mais caro de CG) e se diz "pobrinho", mas, o anjinho em nenhum momento desmente a mãe do filho dele.
 
joão afonso em 01/10/2012 08:48:56
Alcides Bernal, não. Giroto, muito menos... Vamos arriscar um olho no Reinaldo Azambuja? Se quiserem comprar seu voto, venda-o. Se possível grave, pegue a grana e denuncie o "mala" na hora!!! Fechado???
 
wilmar cristovão em 01/10/2012 08:42:44
É isso aí, vai dar Bernal no primeiro turno, eu creio!!!!!
 
maria candida em 01/10/2012 08:36:01
BERNAL = 4 ANOS VEREADOR + 2 ANOS DEPUTADO = 0 PROJETOS QUE AJUDARAM A CIDADE. ACORDA MEU POVO. QUEM TEVE 6 ANOS PARA TENTAR FAZER ALGUMA COISA EM PROL DA SOCIEDADE E NÃO FEZ. AGORA VEM QUERENDO + 4 ANOS PRA QUE? VAI HOMENAGEAR VAI DAR TITULO DE CIDADÃO, MENÇÃO HONROSA PRA QUEM !!!! QUEREMOS ALGUEM QUE TRABALHE E DE CONTINUIDADE NO QUE O DR. ANDRE COMEÇOU. FIK DIK 15....
 
PEDRO AMORIM em 01/10/2012 08:22:01
Se não der certo uma cara nova, um prfeito é mais facil de tirar do que um presidente.
 
Gilson de Souza em 01/10/2012 08:05:58
O empate técnico sugere que o eleitor deveria estar sendo informado constantemente pelos próprios candidatos e pela mídia em geral, infelizmente estas "novidades "de última hora soam como golpes baixos meramente eleitoreiros , se o camarada é suspeito de algum delito grave ,deveria estar sendo investigado pela justiça e não pelos arapongas de plantão partidários de A ou B..
 
roberto wolf em 01/10/2012 07:50:52
Não me resta duvida, Bernal será o próximo prefeito. Será uma vitória em duas etapas, a primeira será chegar ao segundo turno vencendo 17 partidos e na dianteira. Na segunda etapa será outra esmagadora vitória com mais de 58% dos votos. Bernal 11 pra prefeito!!!!
 
Juliano Valdez em 01/10/2012 00:20:25
Acredito que as pessoas no segundo turno votoram pela razao por que CG nao pode parar 15.
 
Altimar M. Valerio em 30/09/2012 23:08:42
até que fim ,agora teremos uma disputa seria tomara que haja segundo turno com a certeza que vença o melhor
 
Antonio Carlos Fernandes dos Santos em 30/09/2012 23:00:25
Boa noite a todos. O fato é o seguinte, para quem esta satisfeito com a prefeitura atual provavelmente irá votar no Giroto, mas pra quem não esta, deverá escolher outro candidato.
 
Ademir da Silva em 30/09/2012 22:23:36
O que pode-se observar que o poder econômico não consegue sobrepor a força do povo.
 
Jose Luiz Kreutz em 30/09/2012 21:38:42
Acho que os eleitores este ano saberão votar com os pés no chão
e escolherão os mais éticos e sérios representantes políticos!
 
Augusto Marcos em 30/09/2012 21:03:17
Oro para que vença o melhor para Campo Grande, o mais justo e comprometido em fazer o seu melhor e não apenas ficar mais rico. Quem compra voto, oferece vale combustível entre outras irregularidades agora, com certeza vai ser um rato no governo se eleito. Abra o olho, o voto é secreto, mas sua ação de receber algo irregular diz muito sobre seu caráter. Os governantes eleitos são seu reflexo.
 
Luis Henrique Cristian em 30/09/2012 20:34:59
esse bernal `e um canalha.
 
vanderlei miranda em 30/09/2012 18:25:32
O Alcides Bernal, deveria ter cautela ao falar que vai acionar a PF por conta de sua ex-amante, pois tem telhado de vidro fino, a demais ele não conseguiu desmentir nada do que foi dito na net, se o povo votar no Bernal teremos outro Ari Artuze em MS, porém agora em CG! Nossa cidade merece coisa bem melhor!!!!
 
Clarice Del Faro em 30/09/2012 18:16:27
Na primeira pesquisa apos o primeiro turno, o candidato Bernal deve abrir uma vantagem de no minimo 10 ou 12 pontos.
 
augusto oliveira em 30/09/2012 17:07:41
Fidelidade????Juarez, isso tem outro nome.
Não sou filiado a nenhum partido, mas esses dois são os piores candidatos. Um foi secretário de obras da capital e olha as crateras, principalmente quando chove, o outro renegou os DOIS filhos, tem dupla personalidade(voz sensual,que conquista as comadres.Mas também é grosso, insensível e não assume filhos legítimos).Agora, imagine o tipo de prefeito.
 
Neyde de Oliveira em 30/09/2012 16:30:26
O SR: PREFEITO NELSON TRAD FILHO, PREJUDICOU MUITO O CANDIDATO DA SITUAÇÂO EDSON GIROTO, COM ATITUDES TAIS COMO: RETIRADA DOS DOGUEIROS DA AFONSO PENA, SEM CONSTRUIR UM LOCAL COM UM MINIMO DE INFRA ESTRUTURA, RETIROU AS FACHADAS,DO CENTRO DE CAMPO GRANDE, DEIXANDO O COMERCIANTE DO CENTRO EM SITUAÇÃO DIFICIL, EMQUANTO O RESTO DA CIDADE PODE TER ENORMES OUTDOOR, SEM FALAR NOS VENDEDORES DA PRAÇA
 
GILMAR DA SILVA em 30/09/2012 16:00:02
Teremos uma grande surpresa dia 07 de outubro.
Pesquisas desta semana apontam REINALDO AZAMBUJA
Com mais de 20%, muito proximo dos outros 2 candidatos.
Muita gente aposta no segundo turno entre BERNAL E AZAMBUJA
 
Rafael Martins em 30/09/2012 15:53:26
Se for verdade só mostra o quanto o povo campo grandense é ingrato...
 
Janio Jr. em 30/09/2012 15:08:33
Nem que alguém me ofereça grana eu não mudaria meu voto da mudança. Nós temos de deixar as emoções e votar pela mudança, pensando em uma administração mais justa e menos centralizadora. Há muitas coisas erradas em CG e as propaganda enganosa encobrindo para eles se manterem no poder. Nós pagamos impostos demais para inúteis fazer propaganda com o dinheiro.
 
luiz alves em 30/09/2012 14:53:38
povão vamos pra um segundo turno com diguinidade e honestidade por uma campo grande melhor, ,isto é cara nova na prefeitura olhem para os bairros afastado dacapital o lixão e muito mas pensem bem
 
maria de fátima em 30/09/2012 13:41:46
Pesquisa de semanário que da empate técnico com 5% de diferença,no real podem acreditar que a diferença pro Bernal chegou aos dez pontos.matemática lógica.
 
João sampaio em 30/09/2012 13:28:33
Qual das tres opções é melhor - um engenheiro, um radialista ou um deputado federal? É preciso ter muito cuidado senão são quatros anos de pura gelada.!!!!!!!
 
jose carlos em 30/09/2012 12:57:30
Esta é a hora é a vez da virada. Se houver postura, dignidade e honra por parte dos demais candidatos ditos "oposicionistas", teremos na prefeitura "alguém menos ruim" do que o candidato governistas. Ou sera que novamente "venderão seu voto e seus eleitores" por uns poucos trocados os alguns carguinhos la no Paço???
 
Fernando Silva em 30/09/2012 12:50:38
Impressionante como a candidatura de Giroto, sendo empurrada por mãos fortes e poderosas, está cainda pelas tabelas. Esse mesmo jornal trouxe uns domingos atraz pesquisa do mesmo instituto, que mostrava Giroto a frente. Agora inverteu-se.
O eleitor Campograndense, considerado pacato e avesso a mudanças, vai fazer historia nesta eleição.
 
Reinaldo Sandim em 30/09/2012 12:10:32
Não sei como o povo vendo todas essas barbaridades envolvendo o Alcides Bernal
ainda consegue votar nesse cara. Tá na hora de acordar, assistam aos vídeos que ainda estão no you tube, pra ver se essa é a pessoa certa pra assumir uma cidade. Vamos fazer uma reviravolta, quem não quiser votar no Giroto, vote no Reinaldo, mas
não vamos deixar uma catástrofe dessa acontecer na nossa cidade!! Acordem!
 
Rodrigo Santos em 30/09/2012 12:08:56
Isso mostra realmente um segundo turno em Campo Grande e a pesar de varios videos dos dois candidatos eles só trocam o percentual de votos, continuam invictos no segundo turno isolado dos demais, incrível essa fidelidade dos eleitores.
 
Juarez Goncalves em 30/09/2012 11:19:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions