ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Petistas escolhem presidente municipal em segundo turno de eleições amanhã

No primeiro turno, o resultado foi bastante acirrado, com apenas 24 votos de diferença entre Agamenon e Maria Rosana

Lucas Junot | 29/04/2017 10:13
Assim como na primeira votação, no segundo turno as eleições acontecem na Câmara Municipal de Campo Grande, neste domingo (30) (Foto: Divulgação/PTMS)
Assim como na primeira votação, no segundo turno as eleições acontecem na Câmara Municipal de Campo Grande, neste domingo (30) (Foto: Divulgação/PTMS)

A escolha do presidente do diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores) em Campo Grande será definida neste domingo (30). Na disputa estão a atual presidente, Maria Rosana Gama, e o secretário de política sindical do Diretório Estadual, Agamenon do Prado. A votação acontece na sede da Câmara Municipal, das 9h às 17h e, segundo a assessoria do partido, até as 19h a apuração deverá ser concluída.

No primeiro turno, ocorrido no último dia nove, o resultado foi bastante acirrado, com apenas 24 votos de diferença. Agamenon do Prado obteve 418 votos e Maria Rosana contabilizou 394. O terceiro candidato, Orlandinho, somou 82 votos.

Para Maria Rosana, a expectativa no segundo turno traz a preocupação com a véspera de feriado. “Estamos organizando, enquanto candidata estou conversando com os filiados, ligando e falandoda importância de assegurar uma situação que represente o conjunto do partido. Estamos empenhados”, declarou.

Já Agamenon do Prado aposta na reprodução do resultado do primeiro turno, com o agravante de que, dessa vez, um único voto de diferença será suficiente para definir o novo presidente. “São duas candidaturas representando correntes importantes dentro do partido. Vamos fazer um bom debate. Mesmo com a disputa, o partido sai unido para superar adversidades”, projetou.

Ainda de acordo com o candidato, seu grupo político pretende oxigenar as discussões na Capital, “fazendo uma oposição programática ao atual prefeito [Marquinhos Trad – PSD]”. “Queremos discutir seriamente saúde, educação e as prioridades para a cidade, já que não tem orçamento para toda a demanda. Temos oito Ceinf (Centros de Educação Infantil) parados, por exemplo. Mais de 5 mil crianças deixando de ser atendidas”, citou.

Ao todo, no primeiro turno, foram 894 votos válidos em Campo Grande, 47 brancos e 21 nulos, totalizando 962 votantes, pouco distante da estimativa esperada de 1,5 mil votantes. Ou seja, vence quem tiver maior capacidade de convencer os filiados e filiadas a comparecerem para votar no domingo, véspera de feriado.

Diretório Municipal – Para o Diretório Municipal, a chapa Experiência Militante, encabeçada pela Maria Rosana, com apoio do presidente estadual do PTMS, Antônio Carlos Biffi, a secretária estadual de Finanças do partido, Kelly Cristina da Costa, o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botarelli, e o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Genilson Duarte, ficou na frente com 364 votos e vai ocupar o maior número de cadeiras.

Na sequência, com 179 votos, veio a Chapa PT da Base, apoiada pelos mandatos do deputado Cabo Almi e do vereador Ayrton Araújo. Depois apareceu a Chapa Construindo um Novo Brasil com a Militância e com o Povo, apoiada pelos mandatos dos deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT, com 172 votantes.

A Chapa A Esperança é Vermelha, da Articulação de Esquerda, apoiada pelo candidato Orlandinho, mandato do deputado estadual Pedro Kemp e o militante mais conhecido do PT no momento, Ilmar Renato, o Mamão, obteve 82 votos; seguida pela Chapa Democratizar para Reconstruir, apoiada pelo mandato do deputado João Grandão, que somou 66 votos. Por fim, com 57 votos, veio a Chapa Esquerda Viva, apoiada pelo mandato do deputado Amarildo Cruz.

Ainda tiveram 4 votos nulos e 38 brancos nas chapas municipais, totalizando 962 votantes. O mandato do próximo presidente será de dois anos.

Nos siga no Google Notícias